Na Semana do Consumidor, Procon inicia mutirão de renegociação de dívidas

Dando sequência à programação da Semana do Consumidor, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) realiza até a próxima sexta-feira, 22, um mutirão de atendimentos para renegociação de dívidas, na sede da autarquia, das 8h às 13h, e no Via Verde Shopping, em Rio Branco, das 14h às 17h.

Consumidores podem aproveitar a oportunidade para renegociar dívidas. Foto: Letícia Machado/Procon

Trata-se de uma oportunidade valiosa para que consumidores possam quitar seus débitos com os credores. Dívidas em atraso com bancos e financeiras, desde que não estejam associadas a bens dados em garantia ou já prescritas, também poderão ser negociadas no mutirão, ou pela plataforma: www.meubolsoemdia.com.br, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Outras dívidas que também poderão ser renegociadas

• Dívidas de consumo (carnês e boletos);
• Contas de água, luz, telefone e gás;
• Crediários;
• Parcelamentos.

Dívidas que não podem ser renegociadas

• Impostos e demais tributos;
• Pensão alimentícia;
• Crédito habitacional (como prestação da casa própria);
• Crédito rural;
• Produtos e serviços de luxo;
• Adiantamento de 13º salário.

Documentação necessária

1) Identidade;
2) CPF;
3) Comprovante de endereço;
4) Comprovação do endividamento;
5) Contratos de empréstimos;
6) Extratos bancários;
7) Comprovante da renda.

Para consumidores considerados superendividados, ou seja, pessoas que não conseguem pagar suas dívidas e garantir, ao mesmo tempo, o sustento mínimo para si e sua família, são necessários ainda os comprovantes de gastos essenciais.

A presidente do Procon, Alana Albuquerque, afirma que o mutirão de renegociação de dívidas tem sido uma pauta prioritária dos órgãos que atuam no sistema de defesa do consumidor e visam dar oportunidade às pessoas, para que regularizem sua vida financeira.

“O nosso foco é sempre educativo, prezando pelo consumo consciente e pautas relacionadas à educação financeira. Mas é uma oportunidade para que as pessoas possam trazer todas as dívidas que possuem, e a gente possa encontrar uma solução alternativa para a regularização dessa situação, dentre outros serviços de que dispomos também. Ficamos sempre à disposição, para bem atender nossos consumidores”, enfatiza.

Thailyne Moura, chefe do Núcleo de Superendividamento do Procon, ressalta que “os consumidores que desejam receber esse serviço devem procurar os postos de atendimento, tanto na sede do órgão quanto no Via Verde Shopping durante toda esta semana”.

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