Na Semana da Mulher, governo lança Campanha do Sinal Vermelho em Assis Brasil

No dia 8 de março, enaltecendo o Dia Internacional da Mulher, o governo do Estado, por meio dos esforços conjuntos da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), realizou o lançamento da Campanha do Sinal Vermelho em Assis Brasil.

Combatendo e prevenindo a violência contra a mulher, a campanha, proveniente da Lei Estadual nº 3.736, visa instruir funcionários de órgãos e estabelecimentos como bares, farmácias e restaurantes. O simples ato de uma mulher possuir um X vermelho desenhado na palma da mão, sinaliza uma denúncia silenciosa de violência doméstica.

União do governo e demais instituições busca maior proteção para as mulheres do estado. Foto: Gilvan Castro/Prefeitura de Assis Brasil

É recomendado que, após o discreto pedido de ajuda, seja registrado o nome, telefone e endereço da vítima. Após o encaminhamento, o 190 é acionado e, caso a pessoa socorrida prefira, a polícia é contatada após a sua saída do estabelecimento.

A delegada Mardhia El-Shawwa reforça: “O pedido de socorro não se limita apenas ao sinal vermelho, a sinalização pode ser qualquer uma. Por isso, devemos estar atentos a qualquer manifestação de pedido de socorro”.

Ana Paula Lima, titular da SEASDHM, valoriza a data e ação das instituições participantes: “Aqui estamos celebrando a luta diária que nós mulheres enfrentamos e exaltamos a participação do Estado no amparo e proteção de todas as mulheres, dentro da nossa sociedade”.

“Essa é uma questão de solidariedade. Devemos estar sempre alerta para proteger todas mulheres em situações de vulnerabilidade”, exalta Ana Paula. Foto: Gilvan Castro/Prefeitura de Assis Brasil

A Diretoria de Políticas para Mulheres da SEASDHM acompanhou a agenda em Assis Brasil, disponibilizando, de maneira itinerante, atendimentos jurídicos, psicológicos e de assistência social para todas as mulheres interessadas, por meio do Ônibus Lilás, unidade móvel multidisciplinar.

Após o lançamento em Rio Branco e Assis Brasil, ao longo do mês de março, a campanha será reforçada em outros municípios do estado, entre Mâncio Lima, Acrelândia, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Senador Guiomard e Capixaba.

A campanha governamental é realizada com a parceria do Gabinete da Primeira-Dama do Estado do Acre, Ministério Público do Acre, Tribunal de Justiça e demais entes integrantes da sociedade civil.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter