A maior festa agropecuária do Juruá oferece diversos serviços ao público, dentre eles, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, oferta o teste de tipagem sanguínea para a população. O processo prevê a coleta e análise do sangue do paciente para identificar a qual grupo sanguíneo ele pertence.
De acordo com Luciana Ferreira Moura, que faz parte da captação no Hemonúcleo, após o processo de tipagem sanguínea, os pacientes são orientados a irem até uma unidade para conhecerem o espaço e se tornarem doadores de sangue.
“É de suma importância esse trabalho. Doar é um ato de amor, uma bolsa de sangue pode salvar quatro vidas. Essas cinco noite foram maravilhosas, algumas pessoas não conheciam nosso trabalho, outras tinham o desejo de doar e hoje estão sendo orientadas”, explica.
Giovanna Gabriele Guimarães tem 17 anos e descobriu, na noite deste domingo, 3, a sua tipagem sanguínea, A+. Ela conta que sempre quis realizar o processo e pretende se tornar doadora. “Eu sempre quis saber o meu tipo sanguíneo e poder doar sangue para outras pessoas”, destaca.
Como se tornar um doador
Doar é fácil e rápido. É necessário apenas comparecer a um hemonúcleo, com um documento oficial com foto, estar alimentado e se sentindo bem de saúde. Após o cadastro, o candidato passa por uma avaliação e já pode se tornar um doador de sangue. Confira os critérios.
- Levar documento oficial com foto;
- Sentir-se bem de saúde;
- Ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior;
- Estar bem alimentado antes de doar;
- Ter acima de 50kg;
- Não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Ter entre 18 e 69 anos. Menores de 18 só podem doar mediante consentimento dos pais ou responsáveis.