Sucesso de público, estande do Detran na Expoacre Juruá recebe mais de 15 mil visitantes

De longe, já era possível observar a movimentação intensa no estande do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) na Expoacre Juruá, realizada de 30 de agosto a 3 de setembro, em Cruzeiro do Sul.

Foco do estande do Detran é educar de forma lúdica e divertida. Foto: Mariely Sousa/Detran

Ao todo, mais de 15 mil pessoas entraram no estande do Detran e foram orientadas sobre as mais diversas regras do trânsito, de forma lúdica e educativa.

Entre as atividades oferecidas, a mais procurada foi o simulador de capotamento, que permitiu a milhares de pessoas uma experiência que evidencia a necessidade do uso do cinto de segurança para proteção da vida, em caso de sinistros.

A estudante Taynara Ferreira participou da simulação e destacou o aprendizado. “É uma experiência divertida, porém chocante, que faz a gente perceber que sem o cinto ficamos vulneráveis; só ele pode dar segurança em caso de batida”, enfatizou.

“Agora não vou mais esquecer o cinto”, disse Taynara Macedo. Foto: Renato Beiruth/Detran

Festa para as crianças

O espaço se tornou um grande atrativo para as crianças, que puderam aprender regras de trânsito por meio de teatro, percurso guiado em minicarros elétricos, motocicletas e bicicletas e painel com jogos que ensinam o comportamento correto nas vias, além de pintura facial.

O pequeno João Emanoel, de sete anos, aproveitou a diversão e aprendizado: “Eu já sei que não pode beber e dirigir e precisa atravessar na faixa de pedestre”, enfatizou.

Já o pai do garoto, o policial penal João Januário Silva, aprovou todo o entendimento associado à educação proporcionada ao filho.

“Ano passado viemos e ele gostou muito, este ano já chegou procurando o estande do Detran, que está muito interessante. Meu filho participou dos jogos educativos, andou na moto infantil e aprendeu a importância do capacete, da faixa. Gostei muito”, salientou.

João Emanuel aprendeu se divertindo. Foto: Renato Beiruth/Detran

Já os adultos puderam experimentar na prática a visão de quem utiliza bebida alcoólica, com os óculos simuladores de embriaguez, que proporcionam distorção visual, diminuição do tempo de reação, alteração de percepção da profundidade e distância, redução de reflexos e da visão periférica e atraso na tomada de decisão, além da redução da coordenação motora.

Nenhum sinistro de trânsito

Durante todas as noites de Expoacre Juruá, inclusive na Cavalgada, os agentes de trânsito do Detran estiveram nas vias, organizando o fluxo para proporcionar segurança a pedestres e condutores, iniciativa que colaborou para que nenhum acidente de trânsito ocorresse no período da feira.

Equipe de fiscalização do Detran organizou o trânsito durante as cinco noites. Foto: Marcos Santos/Secom

“Mais uma vez cumprimos nossa missão, de salvar e proteger vidas no trânsito, além de disseminar informações para que todos compreendam a necessidade de ter atitudes que protejam a vida no trânsito”, enfatizou a presidente do Detran, Taynara Martins.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter