• março 27, 2023

Na campanha Juntos pelo Acre, Colégio Barão do Rio Branco é referência no recebimento de doações

Na campanha Juntos pelo Acre, Colégio Barão do Rio Branco é referência no recebimento de doações

O Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), em frente à Praça da Revolução, é hoje ponto de referência para recebimento de todo o material doado para as famílias que estão desabrigadas pelas alagações. O espaço foi escolhido para centralizar todas as ações da campanha Juntos pelo Acre, do governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd) e da  Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Os donativos como colchão, roupa, sacolão, material de limpeza, farinha, leite, fraldas descartáveis e geriátricas, podem ser entregues, das 8h às 20h, aos servidores do Estado e voluntários preparados para receber os insumos no local.

Triagem dos materiais doados. Foto: Felipe Freire/Secom

Ao receber as doações, é feita uma triagem que separa os materiais em produtos de limpeza, roupas e alimentos, esses são conferidos em suas datas de validade por uma nutricionista. Após esse processo, produtos de limpeza e alimentos são levados para as salas separadas, onde, em uma delas, servidoras da Educação montam os kits de higiene pessoal e os kits de limpeza. Esses são um direito das famílias vítimas das enxurradas que, gradativamente, retornam para suas residências. Em outra sala, são montados os kits de alimentação infantil, compostos, principalmente, por farinha integral e leite. Conforme as demandas dos abrigos vão chegando, as equipes de servidores que estão nos locais distribuem para as famílias alojadas.

Nagíla Rocha, chefe do setor de Habitação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), afirma que, nesse momento, são necessários fraldas, massa para mingau, sacolões, água e colchões. “Tudo nesse momento se faz muito necessário porque muitas pessoas perderam tudo, muitas ficaram só com a roupa do corpo. Então, o que conseguimos levar para elas já é uma ajuda mínima para conseguir aliviar um pouquinho a dor que essas famílias estão passando. Nesse momento, precisamos muito acolher essas famílias que perderam tudo. Então, eu queria pedir para quem ainda não fez sua contribuição, que contribua, porque tudo que chegar para as famílias vai ser de grande valor”, afirmou a chefe.

Nagíla Rocha, chefe do setor de Habitação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd). Foto: Felipe Freire/Secom

Kelly Oliveira, servidora da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), está desde sábado no CEBRB ajudando principalmente na parte de coleta e na montagem dos kits. Está muito sensibilizada pela situação dos alagados, principalmente porque sua mãe, residente do bairro Raimundo Melo, perdeu tudo com as enxurradas. “Precisamos compreender a situação, ver onde estamos e dar nossa contribuição”, afirmou a servidora.

Kelly Oliveira, servidora da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Foto: Felipe Freire/Secom

As servidoras da SEE, Rosemeire Nery, Aline Bastos, Fátima Fonseca e Irisâni Vieira fazem a triagem dos produtos de limpeza doados que chegam ao CEBRB. “Entendemos que todo mundo precisa dar as mãos nesse momento, porque é uma calamidade, é emergencial. Observamos que, mesmo com a carência, muita gente está se movimentando e ajudando, e isso é bom”, afirmou Fátima Fonseca.

As servidoras da SEE: Rosemeire Nery, Aline Bastos, Fátima Fonseca e Irisâni Vieira. Foto: Felipe Freire/Secom

“Nós não fomos atingidas, mas, infelizmente, alguns amigos foram atingidos e, na verdade, o secretário de Educação, em conversa com todo mundo, resolveu que nesse momento a ajuda humanitária é primordial, por isso houve a suspensão do ano letivo por tempo indeterminado, pois ainda estamos nos primeiros atendimentos emergenciais no estado”, conta Irisâni Vieira.

“O que essas famílias mais precisam agora é de água sanitária,  desinfetante, sabão, vassoura, balde… Eu trabalho no Departamento de Logística da Secretaria e ontem nós fizemos 40 kits para encaminhar para as escolas onde tem gente precisando”, comentou Rosemeire.

Daiane Alves é nutricionista e integrante do Departamento de Alimentação e Nutrição da SEE. Foto: Felipe Freire/Secom

Daiane Alves é nutricionista e integrante do Departamento de Alimentação e Nutrição da SEE, e está certificando a qualidade dos produtos que são doados e distribuídos, pois ainda que sejam doações, tem que tomar cuidado com o que se passa para frente. “Claro que acreditamos na boa intenção das pessoas. Só precisamos ter cuidado porque as pessoas, às vezes, doam o que está em suas casas e não se atentam para a validade dos alimentos. Então, nosso intuito aqui é atestar a qualidade dos produtos, para que não agrave ainda mais o estado delicado dos desabrigados”, afirma a nutricionista.

Quem deseja fazer uma doação de cesta básica, material de higiene e outros produtos, pode ir diretamente ao Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), em frente à Praça da Revolução, das 8h às 20h, que os servidores do Estado e voluntários estarão preparados para receber os insumos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *