O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou, nesta quinta-feira, 24, a abertura do seu 4º Congresso Estadual, com uma sessão solene para a entrega da Medalha da Ordem do Mérito do Ministério Público do Estado do Acre e da Medalha Comemorativa dos 60 anos da instituição.
O governador Gladson Cameli prestigiou o evento e foi um dos agraciados com a Medalha Comemorativa dos 60 anos do MPAC, em reconhecimento à parceria e aos serviços prestados ao Ministério Público.
Em suas palavras de agradecimento e reconhecimento ao Ministério Público, o governador destacou a importância da instituição para a vida democrática do Acre e do Brasil.
“O papel dessa instituição para garantir a transparência no cumprimento das nossas leis e proteger a nossa população é essencial. Essa honraria é muito importante e emblemática para todos nós que temos no Ministério Público um parceiro para superar momentos de grandes lutas, como a pandemia de covid-19. A atuação de todos os membros do MP ajudou o nosso governo a gerenciar uma fase muito difícil para o povo acreano e, como todos sabem, para o mundo inteiro”, ressaltou o governador.
O procurador-geral de Justiça do Acre, Danilo Lovisaro, reforçou os compromissos do Ministério Público a serem ressaltados durante o Congresso, principalmente os compromissos com justiça e democracia, e destacou que a união institucional é um ponto fundamental para o sucesso desses valores.
“É fundamental promover a melhoria das relações institucionais. Nós nunca conseguiremos fazer justiça se estivermos sozinhos, dependemos de todos os poderes. E a entrega dessas homenagens representa o valor dos nossos laços. Agradeço o respeito do governador Gladson Cameli pelo Ministério Público do Acre”, destacou o procurador.
Além de diversos outros agraciados entre os poderes institucionais, a abertura do Congresso contou também com a palestra “O Ministério Público na perspectiva dos direitos humanos e da cultura da paz”, proferida pelo procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia.
O evento, com o tema “O MP e a Democracia à luz da Constituição”, seguirá até sábado, dia 26, reunindo integrantes do Ministério Público de todo o país, além da comunidade acadêmica e a sociedade em geral, totalizando cerca de 600 pessoas.