No Govcast, secretário Pedro Pascoal destaca principais conquistas para a Saúde no Estado

“O paciente não tem limite geográfico, não é do estado, do município ou da união; é de todos nós! Então, o atendimento da Saúde tem que ser transversal, atendendo a todos. Saúde não tem bandeira política, saúde, não tem cor, não tem religião. A ideia é que a gente atenda a todos de forma humana, da maneira como eles merecem”, destaca o secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, no programa de podcast do governo do Acre, o Govcast desta quinta-feira, 24.

O programa foi gravado nos estúdios da Rádio Aldeia, em Rio Branco, onde o secretário conversou com os jornalistas Jefson Dourado e Diego Gurgel, sobre a reinauguração do Hospital Epaminondas Jácome, em Xapuri; o Programa Opera Acre e as ações de saúde em meio ao período de seca.

Secretário de Saúde, Pedro Pascoal, é o convidado desta semana do Govcast. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Em Xapuri, o secretário e o governador Gladson Cameli realizaram a entrega da revitalização do Hospital Epaminondas Jácome na última segunda-feira, 21. Com um investimento de R$ 343 mil, o hospital, construído nos anos 60, é tombado como patrimônio histórico, mas está localizado em uma região alagadiça. Por conta da enchente deste ano, que atingiu o edifício, o governo aproveitou a situação para realizar uma ampla reforma, dando continuidade, assim, às melhorias em todas as unidades de saúde do Estado, visando melhorar a qualidade dos atendimentos e o conforto dos servidores.

A nova Maternidade de Rio Branco também foi pauta do bate-papo. Com um investimento de 95 milhões, o projeto em cinco fases é uma parceria da Sesacre com a Secretaria de Obras Públicas (Seop) e conta com apoio do Escritório das Nações Unidas para Projetos e do governo federal. A futura unidade hospitalar está localizada na Avenida Amadeo Barbosa, no Segundo Distrito. Estão previstos 150 leitos de enfermaria clínica e obstétrica; 16 salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP); 7 salas de cirurgia e de parto cesariano; 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto; 30 leitos de UTI neonatal, 30 leitos de unidade de cuidados intermediários (UCI), 15 leitos de UCI Canguru, além da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, que vai atender gestantes de alto risco.

Secretário falou sobre a entrega da revitalização do Hospital Epaminondas Jácome, em Xapuri. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

O Opera Acre é um programa que tem por finalidade mobilizar todos os municípios que têm hospital com centro cirúrgico, descentralizando as cirurgias e reduzindo as filas de espera, regionalizando os atendimentos e evitando o deslocamento para a capital. A ação alcançou um marco histórico no primeiro semestre de 2023: mais de seis mil cirurgias eletivas nesse período refletem um crescimento de mais de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior.

E esses números não passaram despercebidos pelas autoridades de Saúde, e, de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), o Acre se destaca por possuir a maior taxa de expansão de cirurgias eletivas entre todas as unidades da federação.

GovCast é uma realização da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

O GovCast é uma realização da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). É transmitido em cadeia pelo Sistema Público de Comunicação, por meio da Rádio Aldeia FM e Rádio Difusora, e nas redes sociais do governo do Acre.

Para conferir a entrevista completa é só acessar o canal do governo do Acre no YouTube.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter