Mutirão de cirurgias é realizado em Feijó

Cirurgias de vesícula e hérnia estão entre os procedimentos realizados pelo mutirão (Foto: Arquivo Secom)
Cirurgias de vesícula e hérnia estão entre os procedimentos realizados pelo mutirão (Foto: Arquivo Secom)

Uma equipe de médicos e enfermeiros de Rio Branco está em Feijó para realizar mais de 30 cirurgias, desde quinta-feira, 1. O mutirão é realizado em parceria com a equipe de assistência médica do Hospital Geral de Feijó, e termina nesta sexta-feira, 2.

O médico cirurgião Yotaro Suzuki coordena os mutirões, que, nesse feriado, realiza 12 cirurgias de grande porte, como de vesícula, por exemplo, e 20 de médio porte (hérnia), além de atender casos emergenciais que chegam ao hospital, como um parto cesariano e uma cirurgia ortopédica.

Ao mesmo tempo em que as cirurgias são feitas em Feijó, outra equipe está em Tarauacá, fazendo avaliação cirúrgica de pacientes que aguardam pelos procedimentos. Depois dessa avaliação, o mutirão de cirurgias é agendado. Em Tarauacá, a previsão é de que seja realizado na primeira semana de junho.

Os procedimentos são realizados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), para reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas (aquelas que não são de urgência e emergência). O cronograma mensal de realização é: dois dias em Feijó  e Tarauacá,  um fim de semana em Brasileia e outro fim de semana em Sena Madureira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter