Museu do Juruá expõe elementos da cultura acreana na Viver Ciência

Porongas, sandálias de borracha e cestos de palhas são alguns dos elementos da história dos povos da floresta que estão em exposição na Viver Ciência Juruá. Os itens estão no espaço do Museu Memorial José Augusto, em Cruzeiro do Sul.

Ramesson Mota, estagiário do museu, conta que a ideia é mostrar para a população objetos que ajudam a contar a história dos seringueiros e indígenas que vivem ou viveram nas florestas da região.

“Temos as porongas, por exemplo, que eram as ‘lanternas’ usadas nas casas dos seringueiros para iluminar as casas quando não tinha energia elétrica, e também durante o corte da seringa. Além disso, temos também objetos da cultura indígenas como vestimentas e enfeites”, explica.

Adereço dos povos indígenas amazônicos (Foto: Mágila Campos)

“O público da Viver Ciência é muito jovem e muitos não conhecem esses objetos que são tão importantes na nossa história. Por que, se hoje, temos acesso à muitas coisas como as tecnologias, foi porque os homens que usaram isto trabalharam para que pudéssemos conquistar”, destaca.

Museu

Toda a exposição é parte do arquivo do museu do Juruá, que fica localizado no centro da cidade de Cruzeiro do Sul, local onde está acontecendo a segunda edição da maior Mostra Científica do Estado do Acre – Viver Ciência.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter