Mulheres de Sena Madureira e Manoel Urbano participam de conferência

Conferência debatem políticas públicas para as mulheres (Foto: Cedida)
Conferência debatem políticas públicas para as mulheres (Foto: Cedida)

Com a proposta de discutir as estratégias de fortalecimento das políticas para as mulheres e incentivar os municípios a levantar diretrizes para a construção de seus Planos Municipais de Políticas para as Mulheres, foi realizada na quinta-feira, 3, a II Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres e contou com a participação de mulheres de Sena Madureira e Manoel Urbano.

As conferências estão sendo realizadas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) e esta é a sexta edição realizada nos municípios acreanos. A primeira foi em Marechal Thaumaturgo, posteriormente foram realizadas as de Porto Walter, Jordão,  Santa Rosa e Rodrigues Alves, que reuniram representantes de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

Autonomia econômica e social, igualdade no mundo do trabalho e desafios do desenvolvimento sustentável; autonomia pessoal com foco na saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; e autonomia pessoal visando o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres são os eixos trabalhados nas conferências.

A gestora da SEPMulheres, Concita Maia, destacou a participação das mulheres negras e indígenas das tribos Jaminawa e Kaxinawa de Sena Madureira e Manoel Urbano que, segundo ela, deram destaque e visibilidade ao evento. “As conferências são momentos especiais para ouvirmos as mulheres. A ideia é pautar na agenda nacional a realidade das mulheres acreanas.”

Ao todo, oito delegadas e uma suplente foram eleitas para representar Sena Madureira e duas de Manoel Urbano. Os encontros municipais se encerram no dia 28, e no mês de novembro será realizada a conferência estadual, dentro da programação de quinze dias de ativismo das mulheres no enfrentamento da violência.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter