Mulheres da Cidade do Povo participam de atividades em comemoração ao Outubro Rosa

No dia 13 de outubro, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), disponibilizou diversos serviços em alusão ao Outubro Rosa na Cidade do Povo.

A ação que beneficiou mulheres e meninas, foi realizada pela Diretoria de Políticas para as Mulheres da secretaria e contou com a parceria de diversas outras instituições como o Tribunal de Justiça do Acre, Hospital do Amor, OAB do Acre e a Santa Casa. 

Ação beneficiou moradoras da Cidade do Povo com serviços variados. Foto: Manuela Falqueto/TJ-AC

A SEASDHM esteve presente atendendo a população, tirando dúvidas e aconselhando sobre orientações jurídicas, assistência social e acolhimento psicológico. “É essencial disponibilizar esses serviços para a população, auxiliando as mulheres da comunidade e facilitando o acesso às políticas públicas”, pontuou a chefe do Departamento de Tratamento a Violência Contra a Mulher, Lecy Félix Pontes.

A gestora da SEASDHM, Ana Paula Lima, exaltou a disponibilização de serviços para as mulheres do estado e alertou: “Nós temos que nos cuidar, principalmente quanto ao câncer de mama. É de extrema importância nos mantermos atentas, fazer o autoexame e se preciso, buscar orientação médica”.

Equipe da SEASDHM em ação do Outubro Rosa. Foto: Carlos Alexandre/SEASDHM

A enfermeira do Hospital do Amor Gabriela Silva falou sobre autocuidado e explicou como os exames são realizados. Fichas para pré-cadastro estavam à disposição para agendamentos de exames no Hospital.

A Santa Casa realizou atendimentos de saúde, aferindo pressão e hemogramas, além de dar conselhos e encaminhamentos necessários para as mulheres e crianças da comunidade. A instituição se declarou à disposição para realizar mais parcerias como essa no futuro, beneficiando os moradores de Rio Branco.

Já a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Acre distribuiu folders com informações de serviços jurídicos que auxiliam a população. Também foi disponibilizada a psicóloga Eunice Carvalho Guerra, que no local da ação, realizou procedimentos de auriculoterapia, uma terapia de microssistema, pouco invasiva que traz inúmeros benefícios para a saúde e pode ser feita com sementes, cristais ou agulhas.

“Muitos de nós necessitam de ajuda, principalmente as mulheres. Achei ótimo esse apoio, pude realizar um hemograma. Agradeço por essas oportunidades e gostaríamos que mais ações como essas aconteçam mais vezes”, pede Luzia Dias, moradora da Cidade do Povo.

Psicóloga Eunice Guerra realizando auriculoterapia nas moradoras. Foto: Manuela Falqueto/TJ-AC

Izelda Maria Volpato, missionária que trabalha na comunidade, exaltou a ação realizada pelo governo: “É ótima! Um ato como esse só vem para ajudar a nossa população. Há a necessidade de acolhimento e aconselhamento, muitos não têm condições de se deslocar para os locais de atendimento e quando se oferece com facilidade, as pessoas buscam. Há o interesse e a vontade, sem dúvidas, o que falta é a possibilidade”.

Ônibus Lilás da SEASDHM esteve presente na ocasião, onde diversos atendimentos são feitos. Foto: Manuela Falqueto/TJ-AC

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter