MPE garante apoio ao governo do Estado no combate à malária

Promotor de Justiça do MPE garantiu total apoio ao combate à malária no Juruá (Foto: Assessoria Sesacre)
Promotor de Justiça do MPE garantiu total apoio ao combate à malária no Juruá (Foto: Assessoria Sesacre)

Em reunião entre a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, e o promotor de Justiça Iverson Rodrigo Monteiro Bueno, na tarde desta quinta-feira, 20, o Ministério Público do Estado (MPE) anunciou que vai apoiar do governo do Estado no combate à malária.

“Vamos ajudar o Estado no que for preciso e possível para que o controle e a redução dos casos de malária sejam garantidos”, disse o promotor de Justiça.

De acordo com a secretária de Saúde, a população da região do Juruá precisa ajudar no combate à doença, ao receber os agentes de endemias nas residências, permitir a borrifação das casas, usar corretamente os mosquiteiros impregnados e fazer o tratamento completo – quando a doença é diagnosticada.

Entre 2006 e 2012, o Acre conseguiu reduzir os casos de malária no Juruá, mas voltou a registrar crescimento dos números, a partir do final do ano passado. Mesmo com números ainda não alarmantes, o governo busca o apoio da população no combate à doença.

“A impressão é de que a população não está mais tão preocupada com a prevenção. Por isso, nós vamos buscar todos os apoios possíveis para descobrir o exato motivo do crescimento dos casos e voltar a reduzir continuamente o número de malária”, explicou a secretária.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), quando uma parcela da população não faz o controle correto da malária, todos os habitantes de uma localidade ficam vulneráveis à doença. “Se você faz o controle total da malária na sua casa, mas o seu vizinho não faz, é como se nada tivesse sido feito para evitar a malária”, explicou Suely, ao destacar o apoio do MPE para garantir, também, a obrigatoriedade judicial do controle da malária com toda a população.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter