Mostra “A História do Rock And Roll” começa na terça-feira

O Centro de Rock e Heavy Metal do Acre (Croma), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), desenvolve a mostra documental “A História do Rock And Roll”, que começa na terça-feira, 9, às 19h30, no Cine Recreio. O evento se encerra no dia 13 deste mês, com a realização de um show especial e uma exposição sobre o gênero. 

História – Na transição de 1940 para a década de 1950, a chamada “geração silenciosa”, marcada pelo fim da Segunda Guerra Mundial, conheceu o “rhythm and blues”, derivado da sonoridade de um povo marginalizado – um grupo de músicos negros. É ali que se buscam as raízes do rock que, com o passar do tempo, incorpora outros estilos e ganha peso. 

Os principais atingidos por esta revolução sonora foram, inicialmente, os norte-americanos e só depois o restante do mundo. Na época, a juventude encontrava-se em meio a disputas entre o capitalismo e o comunismo e a valorização do consumismo e da modernização, que são frutos do progresso científico gerado no pós-guerra.

A tradicional sociedade americana passou, então, a ser contestada pelos jovens, os quais foram rotulados de rebeldes sem causa. Mas, eis que a música firma-se como o canalizador das ideias contestatórias, frente à insatisfação com o sistema cultural, educacional e político. E o rock’n’roll tornou-se o ritmo que ditaria esse comportamento.

Dia Mundial do Rock

A britânica Iron Maiden, criada em 1975, recebe homenagem de bandas acreanas no Dia Mundial do Rock (Foto: Divulgação)

A britânica Iron Maiden, criada em 1975, recebe homenagem de bandas acreanas no Dia Mundial do Rock (Foto: Divulgação)

As bandas acreanas Insound, Final Fear e Fire Angel farão um show para homenagear às diferentes fases do Iron Maiden, que são caracterizadas pela mudança de vocalista: Paul Di’Anno, Blaze Bayley e Bruce Dickinson, o atual porta-voz. O show ocorre no próximo sábado, 13, às 19 horas. A data, inclusive, marca as comemorações ao Dia Mundial do Rock.

Assim, o horário da mostra documental, excepcionalmente, sofre alteração e terá início mais cedo, às 15h30, com entrada franca. Na ocasião, ainda haverá uma exposição de vinis, blusas e objetos que narram a história do rock. O evento recebe o apoio institucional da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

Programação

Terça-feira, 9, às 19h30

Filmes: Good Rocking Tonight (1h6min) e The Rock Explods (54min)

Quarta-feira, 10, às 19h30

Filmes: Britan Invades America Fights Back (56min) e The Sounds of Soul (56min)

Quinta-feira, 11, às 19h30

Filmes: My Generation (58min) e Plugging In (50min)

Sexta-feira, 12, às 19h30

Filmes: Guitar Heroes (48min) e The 70s Have a Nice Decade (1h8min)

Sábado, 13, Dia Mundial do Rock, a partir das 15h30

Exposição e filmes: Punk (1h2min) e Up From The Underground (56 min)

Show, às 19 horas

Insound – Fase Paul Di’Anno, de 1980 à 1981

Final Fear – Fase Blaze Bayley, de 1995 à 1998

Fire Angel – Fase Bruce Dickinson, de 1982 a 1992 e retorno em 2000 até hoje

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter