Moradores se preparam para receber título definitivo das casas

Aldemir Monteiro comemora a chegada do título definitivo de sua casa (Foto: Diego Gurgel/ Secom)
Aldemir Monteiro comemora a chegada do título definitivo de sua casa (Foto: Diego Gurgel/ Secom)

Em audiência pública com moradores do bairro Vitória na sexta-feira, 16, representantes do Estado e município explicaram como ocorrerá o processo de regularização de cerca de dois mil lotes.

Os moradores foram informados sobre como serão os procedimentos das equipes que irão às casas fazer identificação topográfica e recolher documentos necessários para a retirada do título definitivo das propriedades.

De acordo com o presidente do bairro, Cosmo de Brito, as primeiras ocupações da área tiveram início há mais de 20 anos, em 1992. Na época, quatro mil pessoas ergueram as primeiras casas, agora já são mais de 14 mil moradores. “Conseguimos conquistar a moradia digna, agora é hora de colaborar com as equipes que vão às casas para que tenhamos os títulos dentro do prazo avisado pela prefeitura.”

“Agora minha casa tem mais valor” diz Maria da Costa (Foto: Diego Gurgel/Secom)
“Agora minha casa tem mais valor” diz Maria da Costa (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Aldemir Monteiro da Silva foi um dos primeiros moradores do Vitória, ele conta ter saído do bairro Preventório, na esperança de possuir uma casa, mas tinha consciência que em área invadida não há segurança de propriedade. “E hoje saber que mesmo depois de tanto tempo vou receber o título da minha casa, aí é uma beleza”, comenta brincando.

Na mesma animação está Maria da Costa da Silva de 47 anos, que diz ter chegado ao bairro com filha pequena. “Agora minha casa tem mais valor, porque além do título eu tenho asfalto passando na frente da minha casa. Falta apenas concluírem o esgoto, aí vai ficar perfeito”, diz.

documentacao-necessaria

Durante a audiência, Glenilson Figueiredo, presidente do Instituto de Terras do Acre, explicou sobre as ações de entregas de títulos definitivos que já vem sendo realizadas. “Cerca de 12 mil entregas como esta já foram feitas em Rio Branco, porque há a preocupação de que essas famílias possam viver tranquilas nas suas propriedades e de forma digna”, declara.

Moradores já participaram de duas reuniões para articulação do título definitivo ( Foto: Diego Gurgel/Secom)
Moradores já participaram de duas reuniões para articulação do título definitivo ( Foto: Diego Gurgel/Secom)

Marcos Alexandre, prefeito de Rio Branco, falou da importante parceria entre Prefeitura e governo do Estado para que as propriedades saíssem da condição irregular, citou as obras de urbanização e policiamento. O prefeito disse ter consciência de que o trabalho deve continuar.

Francisca Deucilene Morais comprou a casa onde mora há três meses e conta outras conquistas. “Sempre falavam muito mal do bairro pra mim, que era muito violento, mas não foi isso que eu vi, aqui tem policiamento sempre, posto de saúde, rua asfaltada, iluminação. Eu me sinto feliz por agora receber o título da minha casa”, afirma.

Na segunda-feira, 19, a empresa contratada pela prefeitura dará início às visitas técnicas e recolhimento de documentação. Desde o mês passado já ocorreram duas reuniões para articulação junto aos moradores.  A previsão é de que os títulos sejam entregues em até sete meses.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter