No interior

Moradora de Brasileia tem cardiopatia e não se enquadra em todos os sintomas para coronavírus

Sesacre descarta internação no Huerb e afirma que mulher apresentou apenas falta de ar; ela fez o teste e foi para casa, em Brasileia, sem apresentar tosse, febre e coriza

A Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) informa que não há pacientes internados no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) acometidos de sintomas para coronavírus. A informação é avalizada pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), depois que foi divulgada informação de que uma paciente de Brasileia estaria internada no Huerb.

Hospital de Brasileia, para onde a mulher se deslocou para fazer a coleta de exames; ela não apresentou todos os sintomas para coronavírus Foto: Arquivo/Secom

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Brasileia, o que há de verdade é que a paciente chegou ao Hospital Regional do Alto Acre Raimundo Chaar, em Brasileia, com apenas falta de ar e sem quaisquer outros sintomas.

O histórico dela é de uma cardiopatia, uma doença no coração e não apresentou nenhum outro sintoma como tosse, coriza, febre ou dor de cabeça, possíveis sinais para suspeitas de coronavírus.

“Mesmo assim, a Vigilância fez a coleta de material para os exames, embora estivesse claro que a paciente não tinha todos os demais sintomas para a Covid-19, mas apenas uma falta de ar. Ela então optou por ir para casa”, explica Glória Nascimento, chefe do DVS da Sesacre.

A Sesacre continua no aguardo da divulgação dos exames que estão sendo analisados pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux, na Fundação Hospitalar do Estado do Acre.

No Acre, de 20 casos notificados para a Covid-19, apenas oito tinham se tornado suspeitos, mas foram todos descartados por exames do Laboratório Charles Mérieux, que funciona na Fundação Hospitalar do Acre. O estado segue sem casos confirmados para a doença.