Governo e Organização das Cooperativas buscam parcerias para produtores rurais de Manoel Urbano

Na última semana, técnicos da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) e da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB/AC) estiveram reunidos com produtores rurais do município de Manoel Urbano para ouvir e entender as principais dificuldades enfrentadas pelo setor agropecuário na região e debater possíveis soluções.

Cerca de 35 produtores do município estiveram presentes, representando principalmente a Cooperativa de Artesãos, Agricultores e Economia Solidária de Manoel Urbano (Coopam).

Cerca de 35 produtores rurais de Manoel Urbano estiveram presentes para discutir problemas e soluções Foto: Assessoria OCB/AC

Em uma agenda anterior do secretário de Produção e Agronegócio, Edivan Azevedo, havia sido definido esse encontro para tratar sobre a busca de parcerias e soluções para os problemas dos produtores no município. Um dos objetivos foi esclarecer o papel do cooperativismo como um dos instrumentos de desenvolvimento econômico e social da comunidade.

Devido à demanda apresentada, a própria Sepa entrou em contato com representantes da OCB para acompanharem e se colocarem à disposição para prestar assessoria sobre organização administrativa da cooperativa, bem como inclusão a novos mercados e agregação de valores aos produtos comercializados por meio da organização de escala por parte dos produtores.

Foram convidados também técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) para orientar um produtor da região que está na etapa de implantação de uma unidade de processamento de açaí. Ele recebeu orientações de boas práticas de comercialização e beneficiamento. O mesmo já comercializa em torno de mil litros de açaí processado por semana, obtendo alto valor agregado no produto, além de comprar açaí coletado por outros produtores.

Equipe da Sepa esteve presente, vendo de perto a realidade dos produtores da região Foto: Assessoria OCB/AC

“O papel do governo é apoiar o agronegócio no estado, incentivando e organizando a produção e produtores familiares, fortalecendo o cooperativismo, promovendo um ambiente favorável à produção agropecuária no estado”, conta Claudio Malveira, chefe do Departamento de Agronegócio da Sepa.

Ao fim do encontro foram dados encaminhamentos aos produtores para o fortalecimento do sistema de cooperativas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter