MJ vai qualificar 320 policiais e bombeiros para atuarem em grandes eventos

(Foto: Jean Messias/Assessoria PMAC)
Policiais e bombeiros participaram da abertura do curso (Foto: Assessoria PMAC)

A Segurança Pública realizou na manhã desta segunda-feira, 26, a abertura da Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) para Grandes Eventos/Etapa Acre, em Rio Branco. O curso da Força Nacional (FN) do Ministério da Justiça (MJ) tem como objetivo capacitar policiais militares, civis e bombeiros para atuarem em grandes eventos em todo o Brasil.

A primeira missão está prevista para ser realizada nas Olímpiadas e Paraolimpíadas do Rio em janeiro 2016. A solenidade contou com a presença de várias autoridades do Estado, além do coordenador da INC, capitão da FN, Carlos Oliveira. Os 320 alunos serão divididos nas duas turmas do curso que tem carga horária de 60 horas/aula.

“Os cursos representam o constante processo de capacitação, sendo intensificadas as disciplinas de Instrução e Técnicas de Menor Potencial Ofensivo e Direitos Humanos, que são prioridades para a Secretaria Nacional de Segurança Pública”, destacou Oliveira.

Parceria Segurança Pública e Ministério da Justiça

O evento ocorreu no auditório da OAB/AC, em Rio Branco (Foto: Jean Messias/Assessoria PMAC)
O evento ocorreu no auditório da OAB/AC, em Rio Branco (Foto: Jean Messias/Assessoria PMAC)

Proporcionalmente, o Acre é um dos estados que mais reforça o quadro da Força Nacional. O MJ recompensa os estados de acordo com o número de profissionais que estão à disposição da FN anualmente.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), coronel Carlos Gundim, informou que recentemente a corporação recebeu dois caminhões auto-bomba-tanque (ABT, veículo essencial de combate a incêndios) pelos serviços prestados em nível nacional pelos profissionais do Estado.

Durante o evento, o secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias, salientou a importância desse tipo de convênio e agradeceu os profissionais presentes pela competência e profissionalismo demonstrados durante os atentados ocorridos no início deste mês.

“É um curso de alto nível que qualifica e aprimora os profissionais para enfrentar situações complexas. A relação entre o governo do Estado e o Ministério da Justiça é o que possibilita essa cooperação institucional e o intercâmbio de profissionais”, disse.

Aprovada nos diversos testes obrigatórios para participar das instruções, a aluna-sargento Geiciane Batista, do Corpo de Bombeiros, vê o curso como uma oportunidade de ganho individual e para a corporação. “A possibilidade de ser convocada para a Força Nacional pode trazer uma experiência profissional única”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter