Miquéias e Virgínia realizam concerto sobre a obra de Guerra-Peixe

O violinista e a pianista apresentam nove composições de Guerra-Peixe (Foto: Divulgação)
O violinista e a pianista apresentam nove composições de Guerra-Peixe (Foto: Divulgação)

O violinista Miquéias Haluen e a pianista Virgínia Villanova realizam concerto em homenagem a César Guerra-Peixe (1914-1993), compositor e instrumentista brasileiro. A apresentação do duo será no sábado, 29, às 19 horas, na Usina de Arte João Donato. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudantes). O apoio cultural é do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).

O concerto apresenta um programa com nove composições de Guerra-Peixe, entre solos para violino e piano, e duo em “A Inúbia de Caboclinho”, “Variações Opcionais”, “Rabeca Triste” e “Três Peças”.

A homenagem a Guerra-Peixe é um reconhecimento a sua obra musical, que é destaque no cenário nacional e internacional. Os artistas apresentam a obra do compositor para piano e violino, ao público da capital, com a ideia de torná-la conhecida a estudantes e amantes da música escrita no país no século XX.

“Guerra-Peixe deixou um importante legado musical, que inclui discos de música erudita e contemporânea, além de pesquisas e publicações. Esperamos que o público compareça para conhecer um pouco mais sobre a obra desse artista composta para violino e piano”, comenta Miquéias.

Miquéias Haluen – O violinista estudou na academia superior de música Professor Pancho Vladigerov, na Bulgária. Foi spalla assistente – nome dado ao primeiro-violino de uma orquestra – da orquestra sinfônica de Minas Gerais e gravou cd na Alemanha. Miquéias já dividiu palco com Arthur Moreira Lima, Nana Caymmi, Wagner Tiso, Zizi Possi, Bibi Ferreira e Gal Costa.

Virgínia Villanova – É pianista-virtuose com formação superior e pedagoga musical. Fez parte, como instrumentista, do Ballet Bolshoi; venceu vários concursos, entre eles, melhor Intérprete Brasileira da Música Japonesa. Participa ativamente do processo de musicalização, apresentando a linguagem musical utilizando metodologia própria.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter