Ministro da Pesca e comitiva chegam ao Acre

Governador Tião Viana faz apresentação técnica sobre o Programa de Piscicultura do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Chegou ao Acre na noite desta quarta-feira, 28, o ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Helder Barbalho, que veio ao Estado para conhecer o Complexo de Piscicultura – um dos maiores projetos de tecnologia do governo na área de piscicultura. Também integram a comitiva o ex-ministro da Pesca e Aquicultura, José Fritsch e a secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do MPA, Maria Fernanda Nince Ferreira.

Na manhã desta quinta-feira, 29, o governo faz uma apresentação técnica sobre o Programa de Piscicultura do governo, e em seguida fará um sobrevoo em algumas propriedades rurais que passaram a investir na criação de peixes como alternativa econômica.

Às 11 horas, a comitiva do governo acompanhará Helder Barbalho e demais convidados ao Complexo de Piscicultura. A etapa do frigorífico iniciará a fase de testes com a presença do ministro.

Piscicultura do Acre é referência para o país

Com tecnologia de ponta, o frigorífico – que pretende ser o mais moderno do Brasil – será capaz de processar 70 toneladas de peixe por dia, de até três espécies simultaneamente. Ao todo serão gerados 260 empregos diretos. Já a fábrica de ração do Complexo, possui uma capacidade de produção de até 40 mil toneladas/ano, ou 10 toneladas/dia, e o centro de alevinagem uma reprodução de até 10 milhões de unidades.

O projeto, resultado de uma parceria público-privada instituída em 2011,  prevê o atendimento do mercado interno e a exportação.

A piscicultura servirá para desenvolver a economia e o setor produtivo do estado. Segundo o governo, quando a estrutura estiver totalmente em funcionamento, estima-se uma movimentação financeira de R$ 350 milhões por ano.

Na comitiva do MPA, também estão presentes o secretário de Infraestrutura e Fomento do MPA, Eloy Souza Araújo, e a secretária de Planejamento e Ordenamento, Maria Fernanda Nince Ferreira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter