Ministro da Integração visita abrigos e anuncia medidas para o Acre

Ministro Gilberto Occhi acompanhou Tião Viana e Marcus Alexandre na visita ao abrigo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Ministro Gilberto Occhi acompanhou Tião Viana e Marcus Alexandre na visita ao abrigo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, acompanhado pelo governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, visitaram nesta quarta-feira, 4, as 600 pessoas que estão abrigadas no Sesc do bairro Bosque. Após levar apoio e solidariedade às 176 famílias, o ministro anunciou, em entrevista coletiva, que o governo federal garante medidas concretas para a reconstrução das cidades, reativação dos bairros e assistência imediata à população atingida.

Participaram ainda da coletiva de imprensa o secretário da Defesa Civil Nacional, general Adriano Pereira, os senadores Jorge Viana e Gladson Cameli, representantes do Banco do Brasil e o deputado federal César Messias.

Com o Rio Acre medindo 18,33 metros esta manhã, o ministro disse que em Rio Branco a situação é de calamidade, mas a determinação da presidente Dilma Roussef é assegurar a máxima ajuda para minimizar os danos e efetivar soluções concretas para as famílias afetadas.

“Ontem nos reunimos com o governador Tião Viana, com os bancos e o Ministério das Cidades, e traçamos as medidas necessárias para atestar, ainda hoje, o reconhecimento do Ministério para que aproximadamente mil famílias sejam contempladas pelo ‘Minha Casa Minha Vida’ em Rio Branco”, relatou Occhi.

Além disso, as instituições financeiras anunciaram que serão disponibilizados mais prazos de carência para as pessoas físicas e jurídicas, renegociações de dívidas e ampliação das linhas de crédito, sobretudo aos produtores rurais que sofreram enormes danos na produção. “O banco está sensível para encontrar soluções financeiras que amenizem a situação”, disse o superintendente do Branco do Brasil, Ingo Kobarg Júnior.

“Todo o esforço do governo federal para ajudar ao Acre tem sido feito pela presidente Dilma. Já estamos procedendo para agilizar o processo de liberação de recursos do FGTS”, destacou o ministro, agradecendo o apoio fundamental da bancada federal e dos senadores junto ao governo.

Momento é de unir esforços pelo Acre

Ministro congratulou voluntários (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Ministro e governador congratularam voluntários (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana agradeceu o esforço da presidente Dilma Rousseff. “A solidariedade que o Acre recebe do governo federal é muito grande e fundamental neste momento”, afirmou Tião Viana agradecendo ainda, o apoio dos voluntários. Para o prefeito Marcus Alexandre, “a hora é de unir esforços, pois os desafios são enormes para recuperar a economia e restabelecer a cidade”.

Gilberto Occhi parabenizou o trabalho dos voluntários e destacou que “o ato dedicado a essas famílias não só engrandece a alma, mas faz bem ao coração”.

A agenda ministerial segue intensa no estado e todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para restabelecer as condições de normalidade mínimas à população.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter