Acadêmicos, políticos, gestores e membros da sociedade civil organizada se reuniram com a ministra de Estado da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Política para as Mulheres e Direitos Humanos, Nilma Lino, para discutir a promoção da igualdade racial e as políticas para enfrentamento e superação do racismo.
O encontro faz parte das ações da oitava etapa da Caravana Pátria Educadora, que tem por objetivo levar as políticas de promoção da igualdade racial do governo federal para os estados e municípios, transformando o tema em uma ação integrada de Estado.
Na ocasião, a ministra reforçou a importância dos movimentos sociais na construção das políticas públicas efetivas da pasta. “Esse ministério só existe e continuará tendo sentido se não perder o diálogo com os movimentos sociais, pois essa é a nossa origem, foi daí que fomos criados”, relatou.
Para o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, que acompanhou os debates com os movimentos sociais, as ações do ministério abrangem municípios, governos e sociedade civil.
“O ministério alcança a realidade da discussão dos problemas que os movimentos sociais de todo o país vivem em função dos direitos que são violados. Nesse encontro, queremos consolidar as políticas públicas voltadas para os indígenas, mulheres, crianças e adolescentes, idosos, portadores de deficiência e toda a sociedade aqui representada”, declarou.
Nilma Lino chegou ao Acre na última quarta-feira, 25, para cumprir agendas voltadas para o mês da consciência negra, que se encerra dia 29 deste mês.