Ministra dos Direitos Humanos visita o Centro Socioeducativo Acre

Adolescentes em medidas socioeducativas e servidores do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) participaram da solenidade (Foto: Brenna Amâncio/ISE)

Adolescentes em medidas socioeducativas e servidores do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) participaram da solenidade (Foto: Brenna Amâncio/ISE)

A ministra de Estado e chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, veio ao Acre participar da Segunda Caravana de Direitos Humanos pelo Brasil. Durante a visita, a ministra aproveitou para conhecer o Centro Socioeducativo Acre. A visita aconteceu nesta quarta-feira, 30.

Adolescentes em medidas socioeducativas e servidores do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) participaram da solenidade.

A apresentação de dança do grupo Apocalipse Boys, formado por socioeducandos do CS Juruá, representou os demais jovens do sistema socioeducativo e mostrou a todos que, além de tudo, eles ainda são adolescentes. O grupo veio a Rio Branco especialmente para conhecer a ministra. “Foi um sonho tudo isso”, afirmou um dos adolescentes.

Leia mais

Adolescentes em medidas socioeducativas iniciam projeto Nadando com Armando Nogueira

Segunda Caravana de Direitos Humanos pelo Brasil chega ao Acre

Acre sedia a 2ª Caravana de Direitos Humanos pelo Brasil

Segundo a ministra Maria do Rosário, a socioeducação ainda é a melhor saída para a transformação de adolescentes em conflito com a lei. “No Brasil está acontecendo um debate sobre se vale a pena continuarmos nessa ideia de socioeducação. Algumas pessoas têm uma visão punitiva, de que o adolescente precisa pagar pelo que fez como em um sistema penitenciário, indo contra o que está no Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas nós não concordamos com isso, e se for preciso, a gente vai à luta. O que é o socioeducativo? É o atendimento social e a oportunidade de educação. Os jovens que chegam aqui na maioria não tiveram muitas oportunidades, não estavam muito bem nos estudos. A intenção é mostrar para a família de vocês e para a comunidade que vocês são inteligentes e capazes de mudar de vida”, declarou.

De acordo com o presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Henrique Corinto, os adolescentes precisam “agarrar” as oportunidades oferecidas nas medidas socioeducativas. “Esse é o momento de vocês analisarem o que realmente é bom para a vida. Estudem, cresçam e mostrem para a sociedade o quanto são importantes. Nós acreditamos em vocês e no melhor”, incentiva.

O evento também contou com a presença do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, do deputado federal Sibá Machado, do secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Torres, do assessor de Juventude do governo, Thiago Higino, e do assessor da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos em São Paulo, padre Agnaldo Soares Lima.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter