Marina Silva: reconhecimento nacional

marina_silva_900_10_05.jpgDepois de ser aplaudida de pé por mais de três mil pessoas na abertura da III Conferência Nacional de Meio Ambiente, no último dia 7, a ministra de Meio Ambiente Marina Silva foi elogiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ressaltou o reconhecimento ao trabalho que ela vem realizando na política ambiental no Brasil, sendo intitulada por ele como a "mãe" do Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado no último dia 8, em Brasília.

"Antes se falava na Amazônia da motosserra, hoje ouço Marina Silva dizer que não é proibido fazer, mas é preciso saber construir a melhor maneira de fazer. Esse governo acredita em uma nova proposta de desenvolvimento. A Marina é a ‘mãe’ do PAS, por todo seu esforço e trabalho", disse o presidente.

Nesse embalo, a ministra também foi surpreendida na abertura da conferência, que se encerra neste sábado, 10, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, ao ter seu nome sugerido como uma excelente candidata à Presidência da República.

Os comentários reforçam o êxito apontado ao trabalho realizado pela ministra, que atuou quatro anos, quatro meses e oito dias, intensivamente, na elaboração do PAS, para que, enfim, fosse lançado oficialmente no país.

O membro da Comissão Nacional da Secretaria de Meio Ambiente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Temístocles Marcelos Neto, traduziu em seu discurso na conferência, o desejo que diz ser também de muitos cidadãos. "A população dos Estados Unidos discute há meses entre dois candidatos à presidência, que seriam os primeiros com tais características a governarem o país, caso se elegessem, ou seja, um negro e uma mulher. O Brasil tem a chance de ter essas duas características em uma excelente candidata que já mostrou toda sua competência. Essa mulher negra é Marina Silva", disse.

O ministro Luiz Dulci, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, disse durante o evento que a ministra Marina Silva tem desempenhado muito bem seu papel.  Reforçou que seu apoio   foi fundamental para o desenvolvimento das bases de elaboração do PAS, definidas em reunião que aconteceu em 2003, em Rio Branco.

O Plano Amazônia Sustentável é um grande projeto para os estados que integram a Amazônia Legal, com uma metodologia que aposta em uma ação integrada e ampla de desenvolvimento da região, respeitando as peculiaridades dos nove estados – Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins – e apostando em uma política regional baseada na valorização da diversidade amazônica. Marina Silva comentou que o PAS é uma quebra de paradigmas na forma de pensar a Amazônia na busca de um caminho de desenvolvimento sustentável. "Ter autoria em alguma ação é muito valioso, mas a co-autoria é ainda mais importante, porque significa uma construção de vários, e o PAS representa isso, é um produto vivo", diz a ministra.

O governador Binho Marques reforça o que disse o presidente Lula quanto à competência da ministra Marina Silva, e concorda com o título de "mãe" do PAS, por ela ter atuado no desenvolvimento de todo o seu processo de elaboração, acreditando no Plano como uma nova e boa forma de desenvolver a região.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter