Ministério da Justiça promove curso sobre imigração no Acre

curso_enfretamento_trafeco_pessoas_05_10_2016_angela_peres (1)
Curso reuniu representantes das esferas municipal, estadual e federal (Foto: Angela Peres/Secom)

Encerra-se nesta quinta-feira, 6, o “Curso de Imigrações, Tráfico de Pessoas e Atendimento às Pessoas Vulneráveis a Exploração”, promovido pelos ministérios da Justiça e do Trabalho, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

A capacitação é voltada para agentes que trabalham com imigração e tráfico de pessoas aqui no estado e faz parte do projeto Migrações Transfronteiriças, implementado pelo Centro Internacional para o Desenvolvimento de Políticas Migratórias (ICMPD), financiado pela União Europeia no Brasil.

Participaram do evento convidados da sociedade civil como a Diocese, além de representantes das esferas municipal, estadual e federal e dos consulados da Bolívia e do Peru.

“Foi realizada uma pesquisa em 15 municípios de fronteiras, e a partir dela observou-se a necessidade de capacitação dos atores governamentais e não governamentais que estão na ponta em todas as esferas [estadual, municipal e federal] e em todos os poderes [Executivo Legislativo e Judiciário]”, disse Daya Hayakawa, oficial de projetos do ICMPD.

Além de capacitar e qualificar os operadores do estado, o objetivo do encontro é fazer com que a rede se conheça cada vez mais e trabalhe de forma integrada no combate a esse crime.

“A ideia é que os direitos humanos sejam cada vez menos violados, e só com essa união de forças poderemos avançar nas políticas públicas e combater os crimes de imigração”, comentou Lucinei Peres, coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Sejudh.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter