O Departamento de Pavimentação e Água de Rio Branco (Depasa Rio Branco) está garantindo que a população da capital tenha água 24 horas. De acordo com o diretor do Depasa Rio Branco, Felismar Mesquita, isso está sendo possível graças ao trabalho das equipes do Departamento e com o apoio de um software, chamado Infosan, que permite o monitoramento dos reservatórios localizados em áreas estratégicas da cidade.
Felismar mesquita destacou que dados colhidos por meio do Infosan informam que na terça-feira, 21, a região do Segundo Distrito recebeu 212 litros de água por segundo, isto equivale a 2.036 metros cúbicos de água.
“Esse software nos permite saber, por meio do quadro de análise, onde está acontecendo qualquer problema, praticamente em tempo real nos locais onde ele já está instalado. Com esse auxílio, que temos com o Infosan, reduzimos gastos, tempo e o pessoal de apoio pode trabalhar em outras áreas”, observa o diretor do Depasa Rio Branco.
O sistema Infosan será instalado em 15 pontos. Até o momento cinco já estão em funcionamento e apresentam informações sobre os reservatórios do Portal da Amazônia; Floresta; Comara; Santo Afonso e adutora da penitenciária.
Expansão da rede
Felismar Mesquita acrescentou que além desses avanços, o sistema de água na capital deverá ser ampliado com abastecimento 24 horas para a região do Taquari. “Estamos em fase de teste de uma rede na Rua Beira Rio, no Taquari. Aquela região atende cerca de quatro mil famílias”, comentou.
Mesquita pontua que outra meta para o Depasa Rio Branco é incluir na lista de bairros com abastecimento 24 horas os bairros Plácido de Castro, Sanacre e Boa Vista, localizados na Baixada do Sol. “Nos próximos dias as cerca de mil famílias que vivem nesses locais começarão a receber água 24 horas”, anunciou Felismar Mesquita.