Governo honra compromisso e inicia atividades de mecanização para produtores

Começou as atividades de mecanização agrícola, com destoca e gradagem, nas propriedades dos seringais Bagaço e Nova União, em Rio Branco, e no Projeto de Assentamento Humaitá, em Porto Acre (Foto: Terezinha Moreira/Seaprof)
Começou as atividades de mecanização agrícola, com destoca e gradagem, nas propriedades dos seringais Bagaço e Nova União, em Rio Branco, e no Projeto de Assentamento Humaitá, em Porto Acre (Foto: Terezinha Moreira/Seaprof)

Começaram as atividades de mecanização agrícola, com destoca e gradagem, nas propriedades dos seringais Bagaço e Nova União, em Rio Branco, e no Projeto de Assentamento Humaitá, em Porto Acre (Foto: Terezinha Moreira/Seaprof)

Começaram as atividades de mecanização agrícola, com destoca e gradagem, nas propriedades dos seringais Bagaço e Nova União, em Rio Branco, e no Projeto de Assentamento Humaitá, em Porto Acre. Na próxima semana o Deracre (Departamento de Estradas de Rodagem do Acre) inicia a recuperação de ramais na região. A região, de áreas baixas, foram submersas pelas águas do Rio Acre durante a última enchente. Nessas terras são cultivadas, principalmente, banana e macaxeira, enquanto nos locais mais altos são plantadas frutíferas como graviola e abacaxi, além de grãos e verduras para consumo.

Em maio, o secretário de Produção (Seaprof/Seap), Lourival Marques, participou de reunião com 70 produtores da região que reivindicavam a melhoria de ramais e ainda ser inseridos em programas de governo destinados ao produtor familiar, como a mecanização, a construção de açudes para criação de peixes e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

“A reivindicação é justa e está sendo atendida conforme prometido. O que esses produtores querem é a recuperação do ramal para escoar a produção. Essa é uma ação que vem sendo desenvolvida em todo o Estado. O governador Tião Viana está investindo esse ano R$ 31 milhões nesse programa”, garantiu Lourival Marques. O secretário também reafirmou o compromisso do Governo do Estado na ampliação das áreas mecanizadas e construção de açudes.

O Programa Luz para Todos, que leva energia a zona rural, já chegou à localidade, assim como o PAA. Agora começam os trabalhos de mecanização de até dois hectares para cada propriedade dentro do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e recuperação de ramais.