Mês da Juventude se inicia com sessão solene na Assembleia Legislativa

A sessão contou com representantes estaduais, municipais e legislativos (Foto: Angela Peres/Secom)

Em sessão solene na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã desta quinta-feira, 10, o governo do Estado, por meio da Assessoria Especial da Juventude (Assejuv), deu início ao Mês da Juventude. A iniciativa, que está em sua terceira edição, será promovida ao longo de todo o mês de agosto, nas cinco regionais do Acre.

A ideia da agenda mensal é envolver a população de 15 a 29 anos em ações específicas. As atividades deverão ocupar os espaços públicos disponíveis em cada cidade, e a previsão é que cerca de 30 mil pessoas tenham acesso à programação.

Durante a solenidade, conduzida pelo deputado estadual Ney Amorin, o gestor da Assejuv, Weverton Matias lembrou a importância do mês para a propagação de políticas públicas para a juventude, além de destacar as oportunidades oferecidas para essa comunidade.

“O governador Tião Viana tem liderado uma agenda de oportunidades direcionadas às novas gerações, como na área da educação, com o Centro de Estudos de Línguas, o Instituto de Matemática, Ciência, Filosofia e Ética e as escolas de ensino integral. A nova agenda econômica do Acre também se cruza com a juventude a partir dos novos investimentos aplicados no estado, pois eles abrem as oportunidade de acesso ao mercado de trabalho para esse público”, destaca.

Participaram, também, representantes de coletivos de diversos segmentos jovens (Foto: Angela Peres/Secom)

O assessor ainda ressalta que, durante esse mês, o governo lançará um novo programa direcionado à juventude, que funcionará em parceria com a Polícia Militar do Acre, as secretarias de Segurança Pública e Educação e Esporte, a Fundação Elias Mansour e o Instituto Dom Moacyr. A iniciativa tem como perfil prioritário jovens em situação de vulnerabilidade social, e atuará na formação profissional e nos pré-Enems comunitários.

O deputado estadual Daniel Zen afirmou que esse é um mês muito especial, pois não são apenas realizadas ações voltadas à juventude, mas que também gera reflexão sobre deveres e responsabilidades dos jovens dentro da sociedade. Ressaltou, ainda, que um anteprojeto de resolução para esse público foi apresentado para a casa legislativa: “O documento será apreciado pela comissões para que a juventude seja um tema de debate permanente na Aleac”.

A programação

Entre as atividades promovidas ao longo do Mês da Juventude, está o Expressão Jovem, o Conexão Jovem, o Festival de Arte e Cultura no Cacimbão, o Teatro Rotativo nas Escolas Integrais, a Feira das Profissões, o Palco Cultural, as Olimpíadas dos Militares Mirins, as eliminatórias do Festival Estudantil da Canção, o Concurso Estudantil de Dança e um encerramento cultural.

A agenda ainda englobará datas especiais, a exemplo do Dia do Estudante, o Dia da Juventude e o Dia do Estagiário.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter