Serviços Ambientais

Membros da Comissão de Validação do Sisa aprovam formação da Câmara Temática da Mulher e novos projetos do REM Acre

Membros que compõem a Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva) do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) participaram de sua 5ª reunião extraordinária. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), em Rio Branco, na sexta-feira, 21.

Reunião contribuiu de forma efetiva para implementação da governança consultiva do Sisa. Foto: cedida/IMC

Após a leitura da ata anterior, a coordenadora da Ceva, Joci Aguiar, apresentou a pauta do dia, que analisou os resultados da reestruturação do Programa REM Acre Fase II e a validação da Câmara Temática da Mulher (CTM) como instância de governança, valorizando a atuação de mulheres nos processos de tomada de decisão acerca de programas e projetos desenvolvidos no âmbito do Sisa. Na oportunidade, foram apresentados os nomes das representantes que irão integrar a CTM.

Outra importante pauta tratou da incorporação de dois novos projetos, o da cadeia produtiva da avicultura para produção de galinha caipira, beneficiando aproximadamente 1.300 famílias, que passam a ser incorporadas ao Subprograma da Produção Familiar Sustentável.

Energia Fotovoltaica é o outro projeto, a ser implementado em oito unidades demonstrativas (UDs) de produção de leite para pequenos produtores, que já desenvolvem ações de recuperação de áreas degradas no Subprograma Pecuária Diversifica Sustentável.

Na pauta foram aprovados dois novos projetos que serão incorporados ao Programa REM. Foto: cedida/IMC

“A reunião é importante devido à aprovação de novos projetos que vão fazer parte do Programa REM nessa nova reestruturação. Também reconhecemos que a participação efetiva das mulheres trará empoderamento e maior capacidade de decisão nos espaços de governança do Sisa e do Programa REM”, ressaltou Joci Aguiar.

Para a coordenadora geral do Programa REM, Roseneide Sena, a reunião foi de suma importância para o alinhamento das ações para o futuro e contribuiu de forma efetiva para implementação da governança consultiva do Sisa.

Coordenadora da Ceva, Joci Aguiar colocou em validação a formação da Câmara Temática da Mulher (CTM) como instância de governança do Sisa. Foto: cedida/IMC

Também estiveram presentes ao encontro o titular da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), Edivan Azevedo; a titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Política Indígenas (Semapi), Paola Daniel; o coordenador do Programa REM no âmbito da Sepa, Davilson Cunha; o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Raul Torrico; as representantes do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Francisca Arara e Nazaré Macêdo; Júlio Barbosa, do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS); José Marcondes Rosa, da Associação dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (Amaaiac); Elsa Mendoza, do Earth Innovation Institute (EII); e o consultor internacional do Programa REM Acre – Fase II, GFA Consulting Group, Dan Pasca.