novas técnicas

Meliponicultores de Epitaciolândia e Xapuri participam de intercâmbio para o fortalecimento da cadeia produtiva

Técnicos da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), realizaram mais uma capacitação para o fortalecimento da cadeia do mel, na comunidade do Belo Jardim, zona rural de Rio Branco.

A capacitação, na modalidade de intercâmbio, reuniu 25 meliponicultores de Epitaciolândia e do Seringal Cachoeira, em Xapuri. Na oportunidade, os meliponicultores aprenderam técnicas sobre a multiplicação de enxame e colheita do mel. A formação foi ministrada pelo técnico da Emater Raimundo Alves da Costa, o Santinho, e Marineiva Menezes, da Emater em Xapuri.

A formação foi ministrada pelo técnico Raimundo Alves da Costa, o Santinho, e Marineiva Menezes, ambos da Emater. Fotos: cedidas/Sepa

O intercâmbio foi realizado na propriedade do produtor Clodoalvo Raulino, membro da Associação Floresta com Abelhas. Foram apresentadas espécies de plantas melíferas que ajudam a melhorar a pastagem meliponícola e contribuem para a recuperação de áreas de pastos, tidas como degradadas.

O intercâmbio foi realizado na propriedade do produtor Clodoalvo Raulino, membro da Associação Floresta com Abelhas. Foto: cedida/Sepa

No intercâmbio foi possível verificar a multiplicação de um enxame e simulação de colheita do mel, procedimentos importantes para constatar na prática o trabalho das abelhas sem ferrão. O evento também representa uma oportunidade de o produtor se capacitar, transferir seu conhecimento e compartilhar as experiências que deram certo e as que não deram.

“Somos gratos ao governo do Estado, a importante parceria com a Emater e o braço forte do banco KfW, que tem destinado recursos, por meio do Programa REM Acre”, destacou a médica veterinária e coordenadora da Cadeia Produtiva do Mel na Sepa, Maria Edna Rodrigues da Costa.

A Cadeia do Mel é um projeto financiado pelo Programa REM Acre Fase II, que tem como meta capacitar 350 produtores e fortalecer organizações comunitárias.

A capacitação, na modalidade de intercâmbio, reuniu 25 meliponicultores de Epitaciolândia e do Seringal Cachoeira, em Xapuri. Foto: cedida/Sepa