Mel se torna principal fonte de renda de produtor em Epitaciolândia

Produtor rural tem 38 colmeia de abelhas com e sem ferrão. Ano passado conseguiu colher 300 quilos de mel (Foto: Leônidas Badaró)
Produtor rural tem 38 colmeias de abelhas com e sem ferrão. Ano passado ele conseguiu colher 300 quilos de mel (Foto: Leônidas Badaró)

A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) tem realizado um levantamento para identificar quais são e onde estão os criadores de abelhas no Acre.

O objetivo é identificar o tamanho da produção de mel no estado para a aplicação de políticas públicas que fortaleçam a atividade.

A cada descoberta se confirma o quanto a criação de abelhas pode ser uma alternativa rentável para os produtores familiares.

Um caso de sucesso vem da Estrada Velha, em Epitaciolândia, onde a produção já se tornou a principal fonte de renda da família do produtor rural Clodovis Ascoli, que cria abelhas com e sem ferrão.

Na safra de 2015, Ascoli conseguiu com 38 colmeias vender cerca de 300 quilos de mel. Como cada quilo é vendido a R$ 50, o produtor conseguiu faturar R$ 15 mil ao longo do ano.

“Estou apenas no início do trabalho com o mel. Com o que consegui no ano passado fiquei muito animado, e quero contar com o apoio do governo para aumentar minha criação”, destaca Clodovis.

Secretário e parlamentar conhecem criação de abelhas

Glenilson e o deputado federal conheceram a criação de abelhas em Epitaciolândia (Foto: Leônidas Badaró)
Glenilson e o deputado federal conheceram a criação de abelhas em Epitaciolândia (Foto: Leônidas Badaró)

O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Glenilson Figueiredo, esteve na propriedade de Ascoli para conhecer a criação de abelhas e ratificar o apoio do governo estadual ao produtor rural.

“A criação de abelhas cada dia se mostra uma atividade capaz de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos. Ajuda na geração de renda, melhorando a qualidade de vida dos produtores familiares, e contribui com a preservação do meio ambiente. Por isso, estamos aqui para afirmar que vamos ajudar para que o produtor possa aumentar sua criação”, afirma Figueiredo.

Quem também visitou a criação de abelhas em Epitaciolândia foi o deputado federal Léo de Brito. “A criação de abelhas é mais uma alternativa para gerar renda aos produtores familiares, e isso já é uma realidade. Ideias de sucesso como essa nos motivam a apoiar com o mandato”, afirma o parlamentar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter