O governador Tião Viana recebeu em seu gabinete os médicos José Píndaro Pereira Plesse, professor livre docente da Universidade de São Paulo (USP), e Núbia Welerson Vieira, diretora do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. Eles fazem parte da lista de 90 pessoas que serão homenageadas com a condecoração da Ordem da Estrela do Acre.
Os médicos visitaram, acompanhados pelo governador Tião Viana, o Hospital das Clínicas e a Maternidade Bárbara Heliodora, conhecendo, além das instalações hospitalares, os procedimentos adotados pela gestão de saúde.
“O governador está de parabéns, é algo indescritível o que está acontecendo no Acre. Eu vim aqui, como médico, há dez anos e era uma situação muito difícil”, disse o doutor José Píndaro, neurocirurgião que atende acreanos encaminhados pelo TFD (Tratamento Fora do Domicílio) desde 2002.
Núbia Welerson ainda não conhecia o Acre, embora conheça vários pequenos acreanos. Enquanto diretora do Instituto de Cardiologia de Brasília, antigo Incor, ela atendeu várias crianças com problemas cardiológicos que precisavam de cirurgia.
“Agora eu tenho interesse em ampliar essa parceria e melhorar o atendimento. A intenção é fazer o diagnóstico precoce, ainda no feto, para que esse atendimento seja melhorado e a criança tenha uma saúde melhor. É incrível a estrutura que o Acre tem nos hospitais públicos.”, comentou.
Uma pesquisa do Ministério da Saúde realizado no final do ano passado em todo país apontou que o melhor atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é no Acre, segundo apontaram os acreanos entrevistados. Desde o governo Jorge Viana, incluindo o governo Binho Marques, vem sendo feitos investimentos na estruturação dos serviços de saúde e o grande desafio de Tião Viana é a humanização e a gestão da saúde, dois pontos que ele vem trabalhando com dedicação.