Médicos e enfermeiros serão capacitados em manejo clínico da tuberculose

Começa nesta terça feira, 2, e segue até quarta, 3, uma capacitação sobre manejo clínico da tuberculose, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), no auditório da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), a partir das 8h20.

O curso será coordenado pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose e visa atualizar e capacitar médicos e enfermeiros de Rio Branco que atuam na rede de saúde, nas áreas técnicas do programa de controle da tuberculose.

“Nosso objetivo é atualizar esses profissionais para executar as ações de promoção, prevenção e controle da tuberculose, a partir do diagnóstico de agravo de cada paciente”, informou Elcenira Farias, gerente do Programa Estadual de Controle da Tuberculose.

De acordo com Elcenira, a capacitação será ministrada pelo consultor técnico do Ministério da Saúde (MS), doutor Amadeu Vieira, que irá abordar temas como diagnóstico, tratamento, exame de contatos, Comorbidade e Biossegurança.

A tuberculose é curável quase em 100%, desde que o doente faça o tratamento correto.

“Apesar dos números positivos, das medidas de combate e controle da tuberculose e dos avanços no tratamento, a luta pela cura continua, e a principal batalha é garantir a adesão ao tratamento”, destacou Elcenira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter