Médico apoiador do MS verifica andamento do SOS Emergência no Huerb

As visitas são mensais e fazem parte do plano de execução do SOS Emergência (Foto:  Diego Tenutti)
As visitas são mensais e fazem parte do plano de execução do SOS Emergência (Foto: Assessoria Sesacre)

O apoiador matricial do programa SOS Emergência do Ministério da Saúde (MS), Leonardo Paixão, esteve reunido com o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, nesta segunda-feira, 9. A pauta do encontro foi a execução do SOS Emergência, programa que está sendo implantado no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) desde 2013.

“A implantação do SOS Emergência vai permitir melhorias na gestão, assim como diminuir o tempo de espera dos usuários em situações de urgência, oferecendo um acolhimento humanizado e com qualidade, como preza o governador Tião Viana”, disse o secretário.

Ao participar do programa, o Huerb recebeu o valor de R$ 3 milhões para compra de novos materiais, que já estão sendo entregues, como monitores, autoclaves e cardioversores, por exemplo.

Entre os benefícios do programa, o SOS Emergência promove a educação continuada dos servidores do hospital, institui o Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH), que visa abrir discussões sobre as demandas hospitalares e questões de fluxos internos, e melhoria no atendimento ao paciente. O programa monitora, com câmeras que transmitem imagens via internet, a quantidade de entrada dos pacientes na urgência, melhoria no atendimento e qualidade.

“Com o programa, o hospital ganha em termos de estrutura, equipamentos e organização da unidade, com o acompanhamento do MS, para melhorar os serviços que são oferecidos para a população”, relatou o diretor do Huerb, Rodson Souza.

De maneira geral, o SOS Emergência promove o enfrentamento das principais necessidades do hospital, melhora a gestão, qualifica e amplia o acesso aos usuários em situações de urgência, reduz o tempo de espera e garante atendimento ágil, humanizado e com acolhimento. Esse projeto é uma parceria do MS com hospitais de excelência, como Albert Einstein, Oswaldo Cruz, Samaritano e Sírio Libanês, por exemplo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest