Médicos e enfermeiros participam de capacitação sobre o novo sistema de tratamento da tuberculose

Novos medicamentos são inseridos no processo de recuperação dos pacientes

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, realiza nesta quarta e quinta-feira, 25 e 26, das 8h30 às 17 horas, no auditório do Hotel Guapindaia, um treinamento sobre o novo sistema de tratamento para tuberculose, com a finalidade de capacitar profissionais médicos, enfermeiros e responsáveis pelo Programa do Controle da Tuberculose para a mudança no esquema de tratamento.

De acordo com a gerente do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Elcenira Farias do Nascimento, a primeira mudança ocorre na fase intensiva do tratamento – os dois primeiros meses – do esquema básico e consiste na introdução do quarto fármaco (etambutol), tendo como justificativa a constatação do aumento da resistência primária à Isoniazida. A segunda mudança consiste na apresentação em comprimidos, com dose combinada dos quatro fármacos para a fase intensiva do tratamento.

Segundo Nascimento, o esquema básico com quatro fármacos é mundialmente utilizado, com excelentes resultados quanto à efetividade, em particular pela maior adesão ao tratamento. "Espera-se com a introdução de um quarto fármaco ampliar o sucesso terapêutico e evitar o aumento da multirresistência [resistência à Rifampicina + Isoniazida]", ressalta.

As vantagens da mudança da apresentação dos fármacos são, entre outras, o maior conforto do paciente, pela redução do número de comprimidos a serem ingeridos, a impossibilidade de tomada isolada de fármacos e a simplificação da gestão farmacêutica em todos os níveis. O treinamento será ministrado pelo representante do Ministério da Saúde, Luis Gustavo do Valle Bastos.

No Acre, aproximadamente 1,4% dos pacientes com TB já foi a óbito. O número de cura dos pacientes que se submetem ao tratamento é de 85% em todo o Estado, ficando Rio Branco com 81,5% – abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde.  No primeiro semestre de 2009, foram notificados 61 casos novos. Desses, 38 com baciloscopia positiva e três casos de HIV positivo

.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter