Pelo menos 11,9 mil estudantes já passaram pelo sistema da Matrícula Cidadã, programa da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) que remaneja e acompanha as vagas destinadas às crianças e jovens da rede pública de ensino no Acre. Os números são altamente satisfatórios, porque garantem que nenhum estudante ficará de fora da sala de aula, em 2016.
Às vésperas do término das matrículas, previsto para a próxima sexta-feira, 29, a SEE já praticamente fechou a sua meta, a de oferecer vagas para todas as famílias que optaram pelo ensino público.
“Não tivemos qualquer transtorno durante o processo de matrículas e, até sexta-feira, tudo deverá transcorrer dentro da normalidade, de acordo com o calendário do zoneamento”, comemora Evaldo dos Santos Lima, diretor de Gestão da SEE.
Por meio de uma central de matrículas, instalada de forma estratégica na escola Heloísa Mourão Marques, em frente da sede da SEE, na ladeira do Bola Preta, à rua Rio Grande do Sul, os pais podem acompanhar para qual escola o seu filho vai ser transferido ou pedir que sua vaga seja realocada para outra região da cidade, nos casos em que a família vai mudar de bairro.
A SEE já entrou na última etapa, de três no total. A primeira foi destinada à rematrícula e começou no dia 15 de dezembro até 15 de janeiro. O encaminhamento das matrículas se deu entre os dias 18 e 22 de janeiro, e a terceira fase, que é a da possibilidade de o aluno mudar de bairro, começou no último dia 25 e se estenderá até a próxima sexta-feira, 29.