Maternidade de Rio Branco é a única com Banco de Leite no Acre

A Maternidade Bárbara Heliodora (MBH) de Rio Branco é a única o Estado habilitada para receber doações de leite materno, usadas para alimentar crianças que não tenham capacidade de sugar, por terem nascido prematuras ou não poderem ser amamentados pelas mães, devido a alguma patologia.

Há 16 anos, o banco de leite funciona 24 horas por dia, com o objetivo de suprir a demanda das enfermarias onde se encontram os bebês de nascimento precoce e de baixo peso.

O coordenador do Banco de Leite, Hélio Pinto de Souza, disse que é necessário que mais mulheres se habilitem como doadoras para manter o estoque da unidade.

A prioridade são os bebês que nascem prematuros, com peso inferior a 1,5 quilos (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
A prioridade são os bebês que nascem prematuros, com peso inferior a 1,5 quilos (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

De acordo com ele, no mês de junho foi alcançada a marca de 52 doadoras e 40 bebês receptores, sendo coletados pouco mais de 67 litros de leite humano e distribuídos 15.

“É importante ressaltar que, na maioria das vezes, a quantidade de leite coletado não atende a quantidade de recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados em UTI’s neonatais. Por isso, precisamos que mais mulheres aderiam a esse ato de solidariedade para que possamos continuar suprindo a demanda da maternidade”, explicou Hélio.

O leite humano doado é aquecido a 62,5°C por 30 minutos e em seguida, submetido a um choque térmico. O processamento torna o leite pasteurizado, podendo ser mantido por até seis meses no estoque.

Reconhecimento

Em 2001, o Ministério da Saúde (MS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) concederam à MBH o título de Hospital Amigo da Criança, em reconhecimento à qualidade dos serviços prestados na promoção, apoio e incentivo ao aleitamento materno.

Benefícios do leite materno

O leite materno é responsável por combater doenças comuns em bebês, por reforçar o sistema imunológico, estimular o desenvolvimento cerebral e até combater infecções.

Segundo dados da OMS, o leite materno protege mais que vacinas e saneamento básico. Aproximadamente, 13% dos óbitos, por doenças evitáveis, são combatidas em menores de 5 anos que são alimentados com leite humano.

Seja uma doadora

Para ser doadora basta procurar o Banco de Leite da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, e se cadastrar. Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone 0800 647 1060.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter