Maternidade Bárbara Heliodora realiza Semana da Prematuridade

A abertura oficial da Semana de Prematuridade na Maternidade Bárbara Heliodora (MBH) será nesta terça feira ,13, no hall da UTI Neonatal e tem como público alvo as mães de prematuros internados na MBH, profissionais de saúde, pais e familiares de pacientes da Unidade Neonatal.

As idealizadoras da semana foram a coordenadora da UTI neonatal, médica Socorro Avelino, e a enfermeira Fátima Rezende, que propuseram à decidiram propor à direção da MBH que a ação realizada no ano de 2017 fosse ampliada para uma semana de trabalhos, abordando as boas práticas para fortalecer o cuidado com os bebês.

E para que as mães possam relaxar e aproveitar melhor esse momento, na segunda-feira,12, foi realizado um dia de beleza, com dinâmicas e massagem shantala.

“Essa é uma ação muito importante para que, aquelas mães que estão fazendo o pré-natal, e também para as que tiveram bebês prematuros, adquiram mais conhecimento de como cuidar desses bebês dentro e fora do hospital. E também para que os profissionais aprendam cada vez mais com a participação dessas mães, sendo uma via de mão-dupla para a troca de experiências”, destaca a gerente da MBH, Serlene Gonçalves.

A programação que será realizada de terça a sexta-feira no horário de 8 ao meio dia na MBH, e contará com aula expositiva sobre medidas não farmacológicas no alívio da dor e estresse do prematuro e escalas de dor, a importância do pré-natal, depoimentos de mães egressas, a importância de um ambiente humanizado para o desenvolvimento saudável do recém-nascido prematuro (Rnpt), a importância da lavagem correta das mãos, e mais. Haverá também a participação do coral da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

No segundo dia, os participantes irão assistir palestras sobre colostroterapia, primeiros passos para a cidadania e o acolhimento deles no âmbito familiar, dados sobre os recém-nascidos prematuros nascidos na MBH de 2016 a 2018, a importância do controle de ruídos para o desenvolvimento saudável do bebê prematuro recém-nascido.

No penúltimo dia da semana, serão abordados temas como prematuridade, dispositivos para oxigenoterapia utilizados na MBH, depoimentos de mães e familiares de prematuros internados na unidade neonatal, ventilação protetora, e dinâmica com as mães.

A programação na sexta-feira,16, será de 8h as 12horas e terá a participação da banda da polícia militar do estado do Acre, bem como outras palestras sobre os cuidados humanizados aos bebês prematuros, banco de leite humano da MBH e a importância para eles, e também a importância da posição canguru na unidade neonatal, hipotermia versus prematuridade, critérios de alta do recém-nascidos prematuros e a 3ª fase do método canguru.

O dia 17 de novembro foi definido como o Dia Mundial da Prematuridade, com o intuito de celebrar o prematuro e de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade no mundo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter