I Seminário Estadual da Primeira Infância será realizado a partir desta terça em Rio Branco

Com o tema: “A criança e a comunidade: a importância dos vínculos sociais na Primeira Infância”, o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Gabinete da Vice-Governadoria, com as parcerias da Fundação Bernard van Leer e United Way Brasil, promove nos dias 13 e 14 deste mês, o I Seminário Estadual da Primeira Infância no Acre.

“O seminário tem como objetivo propiciar trocas de conhecimentos e experiências entre todos os profissionais envolvidos no Programa Primeira Infância Acreana (PIA), sendo um instrumento de formação e aprimoramento das equipes da Estratégia de Saúde da Família na promoção do desenvolvimento integral das crianças, em especial de 0 a 6 anos” explica Priscylla Aguiar, gerente da Divisão de Saúde da Criança do Acre e coordenadora do PIA.

A abertura do evento será realizada no dia 13 às 14 horas no salão do Palácio do Comércio de Rio Branco (7°andar), localizado na Av. Ceará, 3221 – Abrahão Alab, Rio Branco – AC, 69907-140.

Já no dia 14, a programação será durante todo o dia contemplando as equipes integrantes do Programa Primeira Infância Acreana, Comitês Estadual e Municipal de Programas pela Primeira Infância do Acre.

Ao todo, serão 8 palestrantes, que abordarão temas sobre o neurodesenvolvimento infantil, a experiência estadual na implantação do programa primeira infância acreana, Fundação Bernard Van Leer pela primeira infância no Brasil, United Way Brasil e a Primeira Infância no Acre e no Amazonas, experiência da semana do bebê no município de Rodrigues Alves, a experiência da validação do guia de visitas domiciliares do Programa Primeira Infância Acreana e Plano Municipal pela Primeira Infância no município de Jordão.

A realização do evento é uma parceria entre o Gabinete da Vice-Governadoria, Sesacre, Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), por meio das Coordenações Estadual e Municipal do Programa Primeira Infância Acreana, e a United Way Brasil.

Programa Primeira Infância Acreana

O programa, criado em 2016, já está implantado em 10 municípios do Estado, e conta com 40 profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social capacitados na temática de 1ª infância.

Diferencial do programa é o acompanhamento das famílias pelos ACS e enfermeiros (foto: Júnior Aguiar)

Além destes profissionais, 100 agentes comunitários de saúde (ACS’s) foram capacitados sobre a utilização do guia de visitas domiciliares do PIA. No período de 2017 a 2018 foram realizadas 40 visitas técnicas nos municípios contemplados e também 300 visitas às famílias da região do Calafate somente este ano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter