Na noite de quarta-feira, 11, a Câmara de Vereadores de Rio Branco concedeu o título de Cidadã Riobranquense a 33 pessoas, de diversos segmentos, que contribuem para a formação política, histórica, social e cultural da capital acreana.
“Todos, de alguma forma, buscam uma Rio Branco melhor. E hoje a Câmara vem prestar uma reverência a essas pessoas. Muito obrigado por tudo que vocês também têm feito pela nossa cidade,” comenta professor Roger, presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco.
A primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, foi uma das 33 homenageadas da noite. A indicação foi feita pela vereadora Rose Costa, que explica sua escolha: “A Marlúcia é uma mulher humilde, guerreira, pé no chão, que tem um trabalho da mais alta relevância por meio do Acre Solidário e ajuda várias pessoas a ter mais dignidade. E a questão da arquitetura só soma”, pontua a vereadora.
A solenidade ocorreu no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) e foi acompanhada por amigos e familiares dos homenageados. “É como se eu tivesse nascido em dois lugares, lugares que amo muito, e isso me orgulha bastante. Agora sou imensamente responsável pelo título que estou recebendo e farei de tudo para honrá-lo”, agradece Marlúcia Cândida.
Perfil
Marlúcia Cândida de Oliveira Neves nasceu no dia 28 de janeiro de 1967, na cidade de Fazenda Nova, Goiás. Veio para o Acre aos 6 anos de idade, com os pais migrantes. É casada com Tião Viana, com quem tem três filhos: Marihá, Catarina e Virgílio.
Arquiteta e urbanista, é formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e pós-graduada em Planejamento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Pós-graduada em Light Designer pelo Instituto de Pós-graduação (Ipog) e mestre em arquitetura pela Universidade de Brasília (Unb).
{xtypo_rounded2}
Projetos recentes
Iluminação de Natal de Rio Branco (2012 e 2013);
Escola de Gastronomia – que será instalada na Cidade do Povo;
Coautoria da reforma e ampliação do Aeroporto Plácido de Castro em Rio Branco;
Curadora das Exposições “Origens”, em Milão, Itália (2012). Exposição de Portugal em Rio Branco (2013). “Acre – made in Amazônia”, na primeira edição do Itália S/A – Festival da Economia Criativa, São Paulo (2013);
Coordenadora da Comissão 25 Anos Chico Mendes Vive Mais!;
Coordenadora do Acre Solidário.
{/xtypo_rounded2}