Governo fortalece ações de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil

O secretário Torres enfatiza o compromisso do governo nas ações de enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes (Foto: Assessoria Seds)

O secretário Torres enfatiza o compromisso do governo nas ações de enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes (Foto: Assessoria Seds)

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), por meio do Departamento de Proteção Social Especial (Dpse), vem realizando, no interior do estado, o Seminário “Atuando em rede na defesa dos direitos de crianças e adolescentes” – que já ocorreu em 10 municípios que possuem indicadores de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O Ministério Público do Acre (MPE) atua em parceria com a Seds na realização da ação, que tem por objetivo o fortalecimento do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil (Pair).

O Seminário foi realizado nesta quarta-feira, 11, no Fórum de Plácido de Castro, com a presença do secretário da Seds, Antonio Torres, dos representantes do MPE, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), da Polícia Militar (PM), do Juizado da Infância e Juventude, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Prefeitura de Plácido de Castro e das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde.

Os avanços e desafios das políticas públicas, na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, são os conteúdos trabalhados ao longo desses encontros, que já ocorreram em Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Manoel Urbano, Porto Acre e Tarauacá.

De forma articulada, a Seds já mobilizou cerca de 1200 atores das instituições que compõem a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente para integrarem esforços no enfrentamento às situações de violação de direitos, principalmente a violência sexual, por agrupar um conjunto de outras violências, sejam elas físicas, psicológicas, morais e/ou afetivas.

O secretário Torres destaca a relevância do tema, no âmbito das políticas públicas do Estado. “O governador Tião Viana tem sido enfático no seu compromisso, ao que concerne os cuidados à criança e ao adolescente. A Seds tem empreendido esforços na articulação de todos os parceiros nos municípios, a fim de que possamos vencer as ameaças silenciosas da violência sexual infanto-juvenil”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter