Marliz Maciel: De biscoito em biscoito se faz uma fábrica

Marliz Maciel em sua trajetória unificou as produtoras de biscoito e ajudou na concepção da fábrica de biscoitos (Foto: Secom)Foto: Sérgio Vale/Secom
Marliz Maciel (direita) em sua trajetória unificou as produtoras de biscoito e ajudou na concepção da fábrica de biscoitos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Há alguns anos, a biscoiteira de Cruzeiro do Sul, Marliz da Costa Maciel, teve uma ideia: reunir todas as colegas produtoras, juntar os baldes de biscoito de goma, acampar na esquina por onde passaria a comitiva do governador Tião Viana e levantar uma placa pedindo “cinco minutinhos”. Tião viu a curiosa cena e não pode deixar de atender ao pedido. Nascia aí a ideia de se construir a primeira fábrica de biscoitos de goma de Cruzeiro do Sul.

Marliz é uma das responsáveis pela criação da Cooperativa das Produtoras de Biscoitos de Goma (Cooperbiscoitos), que começou ainda como uma associação. Moradora da Vila Assis Brasil (que mesmo com nome de cidade, fica em Cruzeiro do Sul), Marliz era uma das biscoiteiras da região, que começaram a se reunir e buscar apoio no governo, principalmente na Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), até que a ideia de uma fábrica tocada pelas associadas surgiu.

A fábrica de biscoitos de coma em Cruzeiro do Sul já produz cinco toneladas do produto por mês (Foto: Angela Peres/Secom)
A fábrica de biscoitos de coma em Cruzeiro do Sul já produz cinco toneladas do produto por mês (Foto: Angela Peres/Secom)

Quando a Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) assumiu a criação da fábrica, a primeira medida de Marliz foi deixar de lado a associação e fundar a Cooperbiscoitos. “Foi uma conquista para nós, significa muito para mim e para a vida dessas mulheres e seus familiares que tiram o sustento da produção do biscoito. Tenho muito a agradecer ao governo, ao Tião Viana, por essa oportunidade”, conta Marliz.

De vento em popa

Hoje a fábrica de biscoitos tem uma produção de até 150kg do produto por dia. Ela tem produzido cerca de cinco toneladas por mês, dependendo da demanda, embora a fábrica tenha capacidade de processar até 20 toneladas por mês. Marliz está se despedindo da administração, perto de se aposentar, ela saí da fábrica com orgulho em afirmar que não deixa nenhuma dívida aberta na empresa e, ainda encaminhou investimentos de R$ 18 mil em equipamentos. “Mas se precisarem de qualquer ajuda, as meninas sabem que estou à disposição”, conta.

A fábrica de biscoitos é tocada pelo trabalho das 20 mulheres associadas da cooperativa, todas elas tradicionais biscoiteiras da região. Os biscoitinhos de goma são fabricados em quatro sabores: tradicional, cupuaçu, limão e maracujá. Vários estabelecimentos comerciais de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima comercializam o produto. Também há um ponto de venda ambulante e participação em feiras de economia popular.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter