Governo estimula feiras de economia solidária em Porto Walter

Mais de 60 empreendedores participaram da solenidade no mercado municipal (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Mais de 60 empreendedores participaram da solenidade no mercado municipal (Foto: Maria Meirelles/Secom)

A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como uma alternativa inovadora de geração de trabalho e renda, por meio da inclusão socioprodutiva dos pequenos empreendedores. Visando fortalecer esta prática em Porto Walter, a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios lançou, nesta semana, o Programa de Feiras Regionais.

Mais de 60 empreendedores, entre rurais e urbanos, participaram da solenidade, no mercado municipal. Além de apresentar os objetivos do programa, a SEPN entregou as cartilhas de economia solidária, que orientam os gestores e feirantes na promoção dos eventos comunitários.

Porto Walter será beneficiada com 15 barracas comercias – revestidas de material impermeável, com cobertura e estrutura de metal e aço. As feiras reúnem os diversos tipos de empreendimentos, ao passo que fortalecem a cultura local, por meio da inserção de apresentações artísticas em sua programação.

Beneficiado com um pequeno negócio há pouco mais de um ano, o salgadeiro José Rodrigues da Silva destaca a importância da iniciativa para a comunidade. “Estava desemprego, sem perspectiva de futuro quando fui contemplado com um pequeno negócio. Hoje, sustento a minha família com o dinheiro do meu próprio negócio. Esse tipo de iniciativa muda a vida das pessoas”.

Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Donicélio Nunes, a feira do agricultor é realizada semanalmente no município. “As nossas feiras reúnem produtos da agricultura familiar. A prefeitura já vem realizando essas feiras há algum tempo e está de portas abertas para firmar parcerias que beneficiem a nossa população”, frisou.

Henry Nogueira, secretário de Pequenos Negócios, enfatizou que o Acre é referência na promoção da política de economia no país. “O próprio Ministério do Trabalho reconhece o pioneirismo do Acre na execução de um programa que estimula as feiras solidárias. Estamos implantando esse projeto em todo o estado, com o propósito de oferecer mais qualidade vida aos cidadãos acreanos”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter