Marechal Thaumaturgo e Porto Walter recebem mutirão de documentação

O atendimento será realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com o Incra e o Tribunal de Justiça

O Acre se prepara para os primeiros mutirões de documentação de 2009. A primeira comunidade a receber os serviços será a da Foz do Breu, no município de Marechal Thaumaturgo. As atividades acontecem durante todo o próximo domingo e segunda-feira, dias 15 e 16 de fevereiro, na Escola Ernestina Rodrigues Ferreira. A caravana que leva cidadania à população rural do Estado é uma parceria da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Acre, Tribunal de Justiça e Incra e envolve mais de 30 profissionais que se dedicam para garantir o atendimento ao maior número possível de pessoas nessas comunidades.

A população de Porto Walter será o segundo município a receber o mutirão durante os dias 20 e 21 desse mês. Os atendimentos serão realizados na Escola Borges de Aquino e o serviço conta também com o apoio das prefeituras que ajudam no transporte de ribeirinhos, seringueiros e indígenas residentes às margens do Rio Juruá e no interior da floresta. As rádios locais colaboram na divulgação dos serviços disponíveis.

Segundo o MDA, a meta é de que durante os dois mutirões cerca de mil pessoas sejam beneficiadas com carteira de identidade, certidão de nascimento, carteira de trabalho e cadastro de pessoa física, CPF, além de orientações sobre saúde, prevenção de doenças e atendimento médico. E os moradores que quiserem casar também poderão oficializar a união por meio do Projeto Cidadão realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado, outro parceiro do projeto.

Ainda de acordo com Fátima Duck, a distância e o isolamento dessas comunidades são considerados pelo MDA como um desafio nesse trabalho de inclusão social, e por isso, gratificantes no exercício de promover a cidadania.

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