Marceneiros vivem novo momento no Parque Industrial de Xapuri

(Foto: Raimari Cardoso)
Alguns marceneiros viajaram à Itália para participar de curso na renomada Escola de Designer de Milão (Foto: Raimari Cardoso)

Quase dois anos depois de saírem da informalidade dos quintais de suas residências para ocupar as novas estruturas do Polo Moveleiro, instaladas pelo governo do Estado no Parque Industrial de Xapuri, os marceneiros da cidade estão vivendo um novo momento.

Organizados em cooperativa e com suas empresas devidamente licenciadas e registradas nos órgãos competentes, eles já participam de processos licitatórios para a venda de seus produtos ao governo, por intermédio do Programa de Compras Governamentais, que prioriza a movelaria acreana, e se tornaram geradores de emprego e renda em uma atividade que já foi muito desvalorizada pelo poder público, além de intensamente ligada à exploração ilegal de madeira.

A nova realidade de centenas de marceneiros em todo o Acre teve início com o Programa de Fortalecimento do Setor Moveleiro/Marceneiro do Acre, que construiu galpões padronizados em 10 municípios com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social que totalizaram R$ 17 milhões em investimentos.

No fim do ano passado, cada uma das marcenarias de Xapuri recebeu do governo um kit composto por várias máquinas portáteis no valor de R$ 18 mil. O apoio governamental se dá também na forma de capacitação profissional, por meio de parceiros como o Sebrae, Senai e o Instituto Dom Moacyr. Alguns marceneiros que trabalham no Polo Moveleiro de Xapuri já viajaram à Itália para participar de curso na renomada Escola de Designer de Milão com o apoio do governo acreano.

“Agora temos a alegria de divulgar um endereço que não seja o fundo de nosso quintal, trabalhando em galpões de 300 metros quadrados que nos oferecem todas as condições de conforto e segurança na produção de nossos móveis. Esse foi um dos melhores investimentos que o governo fez em favor de uma atividade que sempre foi marginalizada aqui no Acre”, afirmou marceneiro Aldenor Ferreira.

Secom_AcreGM1907201305218344
A reunião dos marceneiros resultou também na definição de um padrão de produção voltado para a atenção com as normas de segurança do trabalho, qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor e utilização de madeira certificada como matéria-prima, a partir de convênio firmado com a (Cooperfloresta).

 

Ampliação do Parque Industrial

(Foto: Raimari Cardoso)
Em Xapuri, foram construídos nove galpões, que passaram a ser o novo local de trabalho de cerca de 50 marceneiros (Foto: Raimari Cardoso)

Renato Farias, coordenador da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), diz que com a consolidação do Polo Moveleiro, o governo pretende expandir o Parque Industrial de Xapuri, a partir da disponibilização espaços para a implantação de novas indústrias no município.

“Temos o objetivo de em um prazo de um a dois anos atrairmos para cá novas empresas para gerar emprego para a nossa população. Criar novos postos de trabalho é o grande objetivo do nosso Parque Industrial”, destacou.

No Polo Industrial de Xapuri já está estabelecida a usina de beneficiamento de castanha da Cooperacre – Cooperativa Central de Produção Extrativista do Acre.