Manoel Urbano recebe campanha estadual de enfrentamento à violência

A Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), lançou em Manoel Urbano, na última sexta-feira, 14, a campanha estadual “Basta! Viver sem medo também é um direito nosso”. A proposta é conscientizar o poder público e sociedade sobre a questão da violência doméstica.

Manoel Urbano é sétimo município a aderir à campanha. Foto: Cedida Durante todo o dia, representantes da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Vulnerabilidade e Movimento Social estiveram reunidos, na Câmara de Vereadores, com a diretora de Direitos Humanos da SEPMulheres, Joelda Pais e a pesquisadora da Ufac, Fabiana Chaves, para receber melhores informações sobre a campanha.

De cunho educativo, a ação oferece uma capacitação em gênero, voltada para as relações sociais, feminismo e Lei Maria da Penha, aprofundando o debate para onde começa a violência. A meta é capacitar toda a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Vulnerabilidade do Estado.

Joelda Pais destaca a importância das prefeituras estarem envolvidas no processo. “O Estado tem criado mecanismo para a redução do índice de violência doméstica, mas é preciso que as prefeituras fortaleçam estas ações para que possamos obter maior êxito nos resultados”, disse.

Segundo Fabiana Chaves, as capacitações em gênero desmistificam a cultura do machismo, imposto às mulheres. “Durante a capacitação, as mulheres conseguem entender a questão dos direitos que possuem e compreendem que não são culpadas por sofrer violência, pensamento imposto pelo machismo”, ressaltou.

Manoel Urbano é o sétimo município a aderir à campanha, a meta é que, até junho deste ano, a ação seja propagada em todo o Estado. Para maiores informações, ligar no (68) 3224-1661.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter