Mais uma vez, Rio Branco participa do movimento Hora do Planeta

Além das luzes apagadas, uma cicleata deve marcar a participação do Acre (foto: Sérgio Vale/Secom)
Além das luzes apagadas, uma cicleata deve marcar a participação do Acre (foto: Sérgio Vale/Secom)

Desde 2007, cidades do mundo inteiro participam da Hora do Planeta, movimento criado pelo World Wildelife Fund of Nature (WWF) com objetivo de alerta à sociedade para a questão do consumo. Durante a Hora do Planeta, as luzes de monumentos, prédios públicos e residências ficam apagadas por uma hora.

O Brasil participa do movimento desde 2009, quando apenas 39 cidades se manifestaram. De lá pra cá o aumento no número de cidades aderindo ao movimento em todo país é uma constante. Em 2015 mais de 180 cidades brasileiras participaram, entre elas Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

“A necessidade de chamar a atenção da sociedade para questão do consumo continua sendo uma causa importante. A gente pode fazer alguma coisa para mudar a nossa atitude, o nosso bairro, a nossa cidade. O governo do estado e a prefeitura têm essa preocupação todos os anos e sempre são parceiros”, explica o coordenador adjunto do Programa Amazônia, Ricardo Melo.

(Foto: Sergio Vale/Secom)
A cicleata sairá da Concha Acústica (Foto: Sergio Vale/Secom)

Este ano, o movimento será realizado sábado, 19. Em Rio Branco a fachada da prefeitura e do Palácio Rio Branco ficarão apagadas. Para incrementar a participação do Acre, o WWF, em parceria com o governo do Estado e prefeitura, vai realizar uma cicleata às 19h30, saindo da Concha Acústica, para percorrer 4,5 quilômetros.

Para o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, as atitudes individuais são tão importantes quanto as do poder público. “Entre tantas ações que a gente procura realizar, conscientizar também é nosso papel. Por isso movimentos como esse são importantes para que a gente estimule as pessoas a buscarem atitudes que ajudem a melhorar a vida no planeta”, disse.

A cicleata se encerra com o show da banda Os Descordantes, na Concha Acústica.