Pela primeira vez, uma mulher assume o Comando-Geral da PM

‘Princesas de coturno’, representantes de grupo formado por mulheres da corporação, visitam a comandante geral para cumprimentá-la. (Foto: Saimon Coelho/Assessoria de Comunicação)
As “Princesas de Coturno” visitaram a comandante-geral para cumprimentá-la pela conquista (Foto: Saimon Coelho/Assessoria de Comunicação)

No mês da mulher e no ano do centenário da Polícia Militar do Acre (PMAC), algo inédito marcou esta quinta-feira, 17, na instituição: uma mulher, a coronel Socorro Freitas, 46, assume interinamente o Comando-Geral da Corporação.

Após 25 anos dedicados à segurança pública, a oficial alcançou recentemente o mais alto posto da hierarquia militar. Atualmente, ocupa o cargo de corregedora-geral, sendo, portanto, a terceira na hierarquia organizacional da corporação. A assunção do comando de deu devido à ausência dos coronéis Júlio César e Ulysses Araújo, comandante e subcomandante-geral da PMAC, respectivamente, que cumpriam agenda institucional fora do estado.

Em seu histórico na corporação, a coronel já comandou os Batalhões de Tarauacá (7º BPM) e 1º Batalhão (área central da capital) e foi também subcomandante do Copom (Comunicação Policial Militar), atual Centro de Operações em Segurança Pública (Ciosp), e do Centro de Formação e Aprimoramento Policial (CFAP).

“É uma satisfação imensa representar as mulheres neste momento histórico da corporação. Agradeço primeiramente a Deus e ao comandante-geral, pela confiança depositada. Amo meu trabalho e o tenho com muito orgulho, estando sempre à disposição da Polícia Militar”, comentou a oficial.

Policiais femininas homenageiam a comandante-geral

Representantes de um grupo de policiais femininas intitulado “Princesas de Coturno” prestaram uma homenagem à coronel na manhã desta sexta-feira, 18, na sala do gabinete do Comando-Geral da corporação. Com o lema “Nem toda princesa usa sapatinho de cristal; algumas usam coturno”, o grupo é composto por militares de diversas unidades do serviço ativo e também da inatividade.

Emocionada, a capitã Cristiane Soares, integrante do grupo, parabenizou a coronel e enfatizou a importância da ocasião para as mulheres. “Mesmo que por tempo determinado, o momento deve ser de orgulho para todas as policiais militares, pois representa um grande avanço das conquistas femininas na sociedade acreana”, declarou.