O governo federal irá expandir o programa Mais Médicos para assegurar a contratação de profissionais que irão atuar na atenção básica. No Acre Rio Branco, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Feijó, Porto Walter e Acrelândia receberão novos profissionais.
O edital abre uma nova oportunidade para 1.500 prefeituras e garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica. Do dia 16 ao dia 29 de janeiro, os médicos brasileiros interessados poderão se inscrever. Entre os dias 10 e 20 de abril, as inscrições serão abertas para brasileiros formados no exterior.
“Esse programa é essencial para a manutenção das condições de saúde da nossa população, no que se refere à prevenção e promoção de saúde. Quando funciona bem a atenção básica temos como consequência hospitais de urgência e emergência com menos demanda. Com o Mais Médicos estado e município estarão exercendo a sua função dentro do que é definido pela Constituição”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo.
Melo acrescenta que o foco é levar uma saúde de mais qualidade para população, e isso vem de encontro com que o governador Tião Viana pensa em trazer mais médicos para o estado.
No Acre já estão trabalhando na atenção básica cerca de 160 médicos do programa distribuídos nos municípios. Em 2014 o Ministério da Saúde (MS), realizou um levantamento no estado, depois da chegada dos profissionais, e registrou a ampliação de 969,2% do número de atendimentos de pequenas urgências. Os dados revelam ainda que, em janeiro do mesmo ano, foram realizados 417 atendimentos de urgência na atenção básica, sendo que no mesmo período do ano anterior foram somente 39.