Programa leva cultura, arte e esporte no contraturno das aulas
Estudantes do 1º ao 9º ano da Escola Ramona de Castro, no bairro Boa Vista, em Rio Branco, terão mais uma atividade além do ensino regular, desta vez em horário oposto ao de suas aulas. Trata-se do programa Mais Educação, que será lançado neste sábado, às 16 horas, na própria unidade de ensino.
O Mais Educação é um programa do Governo Federal, através do Ministério da Educação, em parceria com Estados e municípios, que tem como objetivo principal garantir o direito de aprender, utilizando o horário do contraturno escolar dos alunos, com atividades culturais e pedagógicas.
Esta ação está sendo realizada desde 2008 em três municípios: Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul e visa contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, pela articulação de ações, projetos e programas do Governo Federal.
As oficinas que são oferecidas contemplam atividades no campo das artes, da cultura, do esporte, do lazer, da inclusão digital, das tecnologias da informação e comunicação, tecnologia de aprendizagem, convivência e da saúde. Todas elas articuladas com os projetos político-pedagógicos das redes de ensino de cada escola.
O programa investiu em 2010 mais de R$ 1,5 milhão em 48 escolas. Para que a unidade de ensino faça parte do projeto, alguns critérios são estabelecidos pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), responsável em âmbito federal pelo gerenciamento do Mais Educação, como o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a localização em áreas de vulnerabilidade social, além de possuírem mais de 100 alunos matriculados, conforme o Educacenso.