Mais de três mil pessoas participam do Copão da Floresta em Tarauacá

Atletas competiram em partidas de dez minutos, com eliminatórias simples (Foto: Jardy Lopes)
Atletas competiram em partidas de dez minutos, com eliminatórias simples (Foto: Jardy Lopes)

No último fim de semana, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que agora é responsável pela gestão das florestas públicas do Acre, realizou mais uma edição do Copão da Floresta, na Vila São Vicente, da Floresta do Gregório.

Com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), da prefeitura de Tarauacá e recursos do projeto REDD for Early Mover (REM), do KfW, por meio de convênio com a Associação de Moradores da Vila São Vicente, mais de 500 atletas disputaram 52 partidas de futebol, para selecionar os participantes da próxima etapa.

O evento reuniu aproximadamente três mil pessoas, entre atletas, organizadores e visitantes. O gestor da Sema, Edegard de Deus, explica que esse é o maior evento esportivo das florestas.

“Nesse momento, em que estamos assumindo a pasta de Florestas, é fundamental ver de perto a importância que este evento tem para os moradores da região, onde pessoas dos lugares mais distantes foram mobilizadas”, declarou.

“Este evento é realizado aqui, mas reúne moradores de todas as regiões da BR. Além disso, essas ações proporcionam aos jovens e demais moradores a chance de estarem usando o tempo livre para prática de esporte”, explicou o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno.

A secretária Adjunta de Educação e Esporte, Shirley Santos, fala sobre a difusão do esporte nas comunidades rurais. “Muitos talentos são descobertos nesses campeonatos, por isso é tão importante que esporte esteja cada dia mais presente dentro dessas comunidades”, ressaltou.

Gênero no futebol também

Um dos destaques na competição, que já está em sua segunda edição, foi a participação das mulheres, pela primeira vez. Nove times femininos disputaram uma vaga na próxima eliminatória. Entre os times, o Rainha da Floresta, da comunidade do Rio Liberdade, era dos mais animados. A capitã Renilda Santana, a Branca, contou que as próprias mulheres da comunidade reivindicaram participar do evento.

“A gente viu que além de reivindicar mais direitos para mulheres, elas também queriam ter mais participação nas ações e eventos da comunidade. É um meio de fazer as mulheres reconhecerem que esse é um direito que elas têm, assim como os homens”, disse a capitã.

O Copão segue até setembro de 2015, quando serão anunciados os vencedores do torneio.